Domingo, 16 de Janeiro de 2022
33°

Pancada de chuva

Sousa - PB

Política OPINIÃO

Sexo, política e decadência

O poder político e a satisfação dos desejos sexuais

13/06/2020 às 18h44 Atualizada em 14/06/2020 às 15h57
Por: Geraldo Batista Jr
Compartilhe:
Cena de 'Operação Leva Jato', filme das Brasileirinhas inspirado na Lava Jato.
Cena de 'Operação Leva Jato', filme das Brasileirinhas inspirado na Lava Jato.

As relações entre o poder político e a satisfação de interesses pessoais, que é comum na política brasileira, não podem ser consideradas normais e deveriam ser perseguidas em defesa da Democracia e do Estado de Direito. Afinal, o Estado não pode ser apropriado por quem quer que seja. Pode parecer clichê falar sobre esse tema, mas é imperativa a sua repetição à exaustão pelo próprio exercício da liberdade de imprensa, como pela defesa da coisa pública.

Nesse contexto de benefício privados obtidos através do poder político e pelo exercício dos cargos públicos há muitas variantes. Uma delas é a satisfação dos desejos sexuais dos políticos. Pode parecer, a princípio, agressivo a alusão a esse tema, no entanto, não é incomum que detentores do poder político, ocupantes de cargos públicos, se aproveitem das vantagens que detém para a satisfação pessoal para além dos desejos materiais de consumo.

São inúmeros casos que ocorrem pelo Brasil afora, e não muito distante, na nossa região, que apontam para essa prática comum na política. Além de emblemáticos casos, judicialmente comprovados, envolvendo as relações entre corrupção e vantagens sexuais, existe no cotidiano, situações que costumeiramente estão na boca do povo. São casos em que Secretária de Estado beneficia amante com bens e dinheiro obtido por meio do exercício do cargo, ex-governador saudado com várias namoradas, por ser financeiramente atraente, prefeito sendo louvado por ser “raparigueiro”, premiando parentes de amantes, e as próprias, com cargos de livre nomeação sem concurso público. Até mesmo a indústria pornográfica apostou nas paródias políticas diante de tão notória vulgarização e decadência da vida pública.

E o comportamento sexual de cada pessoa é de interesse público? Claro que não. Porém, as relações entre a vida privada e o poder público, nessas situações acima descritas, a conduta pessoal extrapola a intimidade e repercute onerosamente na esfera pública. Portanto, não tem nada a ver com violação à vida pessoal de um político. A partir do momento em que uma pessoa comum entra na vida pública a sua vida privada deve ser observada, não a sua intimidade, mas as ações que de algum modo tem relação com a sua conduta no cargo. E nesses casos, quando as ações privadas repercutem na qualidade do exercício do cargo público, por maior razão, a sua vida privada passa a ser de interesse público, e quando isso pode causar prejuízo ao erário, indiscutivelmente, o comportamento pessoal passa a ser muito mais grave.

E por que somos assim? Isso é uma longa história que remonta à era colonial. Essa tradição não foi completamente rompida. Sabemos que muitas mudanças ocorreram no sentido de dissimular a perversão de pessoas públicas. No entanto, políticos decadentes, salvo raras exceções, ainda permeiam a nossa sociedade, e como disse Mandeville com seus vícios privados em busca de benefícios públicos. Saliente-se, porém, que as pessoas públicas  decantes, e viciadas, não estariam à vontade numa sociedade que repudiasse as suas condutas. Assim sendo, à medida que a sociedade compreender que os cargos públicos não são meios de satisfação pessoal, possivelmente os viciados no poder, estimulados por uma libido desmedida, sejam gradualmente afastados da vida pública.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Geraldo Batista Jr
Geraldo Batista Jr
Sobre Bacharel e mestre em Direito - Professor Universitário, Radialista - DRT 880/95, atuou por várias emissoras de Sousa e região. Por meio deste espaço, comentará os mais diversos assuntos palpitantes do nosso cotidiano.
Sousa - PB Atualizado às 15h17 - Fonte: ClimaTempo
33°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 33°

Seg 34°C 23°C
Ter 33°C 22°C
Qua 34°C 22°C
Qui 35°C 22°C
Sex 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes