Segunda, 20 de Setembro de 2021
30°

Poucas nuvens

Sousa - PB

Cultura ARTIGO!

TRÊS DÉCADAS DE CULTURA

Acauã Produções Culturais e por todos os que fazem a cultura do sertão da Paraíba.

08/12/2020 às 11h20 Atualizada em 08/12/2020 às 11h23
Por: Leonardo Alves Fonte: Leonardo Alves, Da Redação do Debate Paraíba
Compartilhe:
Acauã Produções Culturais e por todos os que fazem a cultura do sertão da Paraíba.
Acauã Produções Culturais e por todos os que fazem a cultura do sertão da Paraíba.

Três décadas de intensa produção cultural estão sendo comemoradas pelos membros, militantes, admiradores da Acauã Produções Culturais e por todos os que fazem a cultura do sertão da Paraíba, em programação que teve início no último 01 de dezembro de 2010 e se estenderá até 01 de dezembro de 2021.

Ao longo desses trinta anos, a Acauã Produções construiu uma história de muito sucesso em uma trajetória com seis espetáculos teatrais com participação e premiação em vários festivais; promoveu dois festivais de música; produziu vários CDs com artistas da região; promoveu dezoito edições do Festival Sertanejo de Poesia – FESERP; publicou sete livros dos quais cinco antologias poéticas do FESERP; instalou e mantêm desde 1998 a rádio Acauã FM comunitária; produziu mais de vinte filmes de curta e média metragens e realizou nove edições da Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano dentre tantos outros feitos importantes.

PIONEIRISMO

A Acauã Produções Culturais foi uma das pioneiras no sertão da Paraíba, na luta em defesa da democratização dos meios de comunicação instalando assim, a Rádio Comunitária Acauã FM, em 1998. Hoje, a emissora se encontra autorizada pela ANATEL, com outorga do Ministério das Comunicações e mantém diariamente uma programação voltada à valorização das raízes da cultura nacional.

Outro grande feito da Acauã nestes trinta anos, tem sido a luta pela restauração, preservação e revitalização do Conjunto Histórico da Fazenda Acauã – Patrimônio Cultural tombado pelo IPHAN desde 1967- motivo do nome da instituição, situado no município de Aparecida. Neste conjunto se encontra instalado o Ponto de Cultura Caminhos de Acauhan, uma parceria da APC com o IPHAN e o Ministério da Cultura e lá são realizados vários eventos culturais a exemplo do Arraiá no Ponto – festejo junino tradicional e a Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano. 

ONG

Na sede do município, a ONG é responsável pelo Ponto de Cultura Casa Antônio Nóbrega, espaço destinado às práticas culturais, dotada do Cine Clube Charles Chaplin, com exibições cinematográficas e videográficas todas as quinta-feiras, do Núcleo de Audiovisual João Carlos Beltrão voltado para a formação e produção audiovisual no sertão, responsável por várias produções como Memória Bendita, O Apóstolo do Sertão, Antoninha e Uma Aventura na Caatinga com direção de Laercio Filho; Manoel Inácio e a Música do Começo do Mundo e O Velho do Rio com direção de Leonardo Alves, Lampião e o cimento e Um Homem de Borracha com direção de Diassis Pires, A Furna e Imãsginações com direção de J. França, dentre vários outros,  além de oficinas e cursos de formação e capacitação nos mais diversos segmentos culturais.

Toda essa história tem rendido à Acauã, inúmeros prêmios e homenagens, dentre elas, a Medalha Augusto dos Anjos, a mais importante comenda cultural concedida pela Assembleia Legislativa da Paraíba.

A entidade é tida como exemplo para outras instituições em todo o estado, motivo pelo qual tem assessorado várias iniciativas culturais, fortalecendo o que os seus dirigentes chamam de corrente de produtores e admiradores da cultura sertaneja.

FUNDAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

Fundada em 01 de dezembro de 1990, a Acauã Produções Culturais – ONG cultural da cidade da Aparecida, chega aos trinta anos com um enorme produção cultural iniciada no teatro, enveredado pela música, literatura, artes plásticas, comunicação comunitária e audiovisual.

PROGRAMAÇÃO

Para comemorar os trinta anos de fundação, a diretoria que tem à frente o historiador José França de Oliveira, preparou uma programação que começou no dia 01 de dezembro de 2020 e se estenderá por todo o ano de 2021. Este ano, devido a pandemia toda a programação está sendo realizada pela internet através das redes sociais (Fazebook e YouTube) da Acauã Produções Culturais:

Dia primeiro de dezembro, data que marcou a fundação da ONG, foi realizada uma live pelas redes sociais com a apresentação da logo marca dos 30 anos e um bate papo com o presidente J. França e o produtor cultural Laercio Filho, fundador da ONG, rememorando momento importantes vividos pela entidade nessas três décadas de história. 

No último domingo, dia 07, aconteceu uma live poética sobre o Festival Sertanejo de Poesia – FESERP, prêmio Augusto dos Anjos, primeiro evento a levar o nome da Acauã Produções para o mundo. Na ocasião foi anunciado os premiados da XVIII edição do festival e encerrando a programação o cantor Davi Mendes fez uma linda apresentação musical ao lado do violonista Miquéias Ferreira.

Na noite de ontem, aconteceu a Mostra de Cinema comemorativa aos 30 anos. Foram exibidos os filmes: Manoel Inácio e a música do começo do mundo, dirigido por Leonardo Alves, primeiro filme da Acauã a chegar aos festivais, Príapos, dirigido por Laercio Filho e Marcelo Paes e a pré-estreia do documentário O Voo da Acauã, filme dirigido por Marcelo Paes que conta um pouco da história de lutas e resistências desta importante instituição cultural sertaneja. 

Durante todo o ano de 2021 será realizado uma série de eventos de formação, produção e difusão da cultura e da arte produzida pela Acauã Produções Culturais em comemoração a esta importante marca de três décadas de muita arte e cultura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Leonardo Alves
Leonardo Alves
Sobre Radialista, colunista, blogueiro político. Atualmente apresenta programas radiofônicos na Rádio Líder FM. Por meio desta coluna comentará os assuntos mais quentes e palpitantes da política sertaneja e paraibana, sempre com irreverência e imparcialidade.
Sousa - PB Atualizado às 11h04 - Fonte: ClimaTempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 35°

Ter 34°C 21°C
Qua 35°C 20°C
Qui 35°C 20°C
Sex 35°C 21°C
Sáb 36°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes