Enquanto a eleição municipal 2020 vai chegando na reta final, o Movimento SousaTitan composto por membros da sociedade civil organizada e cientistas, lançam a ‘Carta em Defesa do Vale’. O documento foi elaborado pela professora doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Aline Ghilardi, pelo pesquisador doutor, Tito Aureliano, pelo professor doutor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Tibério Limeira, pelo diretor geral do Comitê de Energia Renovável do Semiárido (CERSA), César Nóbrega e pelo turismólogo, Silvonetto Oliveira.
De acordo com a carta, o objetivo é “atrair a atenção dos gestores e da população local, não apenas para a importância científica e cultural destas feições geológicas singulares, mas também para o seu potencial econômico, ainda infelizmente subexplorado”.
O manuscrito aponta fatores que contribuem com o desaparecimento das pegadas como o desgaste natural, extração irregular das rochas, trafego de veículos e pisoteio de animais de grande porte por cima das trilhas. Assim, a carta reivindica dos postulantes ao cargo do executivo municipal uma postura para manutenção das pegadas de dinossauro do Vale. Clique aqui e confira na íntegra a carta aos candidatos a prefeito de Sousa.
O documento foi entregue às assessorias dos 5 candidatos a prefeito do município de Sousa: Fábio Tyrone (Cidadania), Leonardo Gadelha (PSC), Marcelo Elias (DC), Pepeu Nascimento (PSL) e Valdeci Filho (PRTB). Os elaboradores da carta destacam o potencial econômico que pode ser explorado em benefício de Sousa, melhorando a sua infraestrutura e promovendo o bem-estar de seus munícipes. Além disso, a atração de cientistas do mundo todo, pode tornar a Cidade Sorriso as Paraíba, um grande polo científico.
A expectativa é que a partir do lançamento da carta, os prefeitáveis possam priorizar a preservação e valorização do Vale dos Dinossauros no plano de governo, garantindo uma administração pautada no desenvolvimento cientifico, social, econômico e educacional.