Quarta, 17 de Julho de 2024
33°

Tempo limpo

Sousa, PB

Opinião POR LEONARDO ALVES

Pilotado por João Azevêdo, avião do desenvolvimento sobrevoa Sousa e pousa em Cajazeiras e Patos levando voos e aeroporto

Sem representantes políticos no Congresso Nacional e nem tão pouco na Assembleia Legislativa da Paraíba, a cidade de Sousa, que geograficamente está localizada entre as cidades de Patos e Cajazeiras assiste de camarote o desenvolvimento sobrevoar sua planície.

27/01/2023 às 10h14 Atualizada em 30/01/2023 às 10h29
Por: Redação Fonte: Leonardo Alves
Compartilhe:
(Foto: Reprodução).
(Foto: Reprodução).

Nesta quinta-feira (26), em Brasília (DF), o governador João Azevedo manteve audiência com o Ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, onde na ocasião solicitou o início da construção do aeroporto de Patos e a viabilização junto às empresas aéreas (Azul e Gol) de voo regular para a cidade de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, possivelmente, saindo de capital João Pessoa e da cidade de Campina Grande.

Sem representantes políticos no Congresso Nacional e nem tão pouco na Assembleia Legislativa da Paraíba, a cidade de Sousa, que geograficamente está localizada entre as cidades de Patos e Cajazeiras assiste de camarote o desenvolvimento sobrevoar sua planície. 

Sabemos que a cidade de Patos tem um contingente populacional e um comercio pujante. Somos sabedores também que Cajazeira, terra de Padre Rolim, tem no setor educacional, com universidade e faculdades particulares e públicas, o seu ponto forte. E Sousa? Sousa tem dois perímetros irrigados pelas águas do Rio são Francisco, o setor industrial muito forte principalmente na área de laticínios, além de atrativos turísticos como Vale do Dinossauro e Açude de São Gonçalo. O setor produtivo e oportunidades de trabalho são bem mais pujantes do que Cajazeiras, por exemplo.

Mas, por que os aviões vão sobrevoar Sousa? Com potencial econômico e turístico que superam, em muitos aspectos, as urbes de Patos e Cajazeiras, a cidade sorriso tem. Porém, a terra dos dinossauros não tem é força política e pouca mobilização social. E justamente nesta fraqueza que os potoenses e cajazenses são fortes e muito bem articulados. Patos tem um deputado Federal (Hugo Mota) e um Estadual (Chica Mota). Cajazeiras tem um deputado Federal (Wilson Santiago) e três estaduais (Dra. Paula, Chico Mendes e Júnior Araújo. E Sousa? A cidade sorriso tem Dimas Gadelha (PT), eleito pelo Estado do Rio de Janeiro, onde milita politicamente, há muitos anos e não tem compromisso político com a terra dos dinossauros. 

Diante deste cenário, está mais do que provado que não adiante apenas ter potenciais turísticos e econômicos fortes, sem articulação política e mobilização social. Porque sem eles, o desenvolvimento sobrevoa e vai pousar em outras terras.  

Tanto é assim, que na sua viagem a Brasília, além de tratar de aeroportos de voos para Cajazeiras e Patos, João Azevêdo também se reuniu com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e solicitou o destravamento de recursos para as obras de recuperação da barragem de Engenheiro Ávidos, em Cajazeira, e do Ramal Piancó, que também vai trazer segurança hídrica para região de Patos. Enquanto isso, o perímetro irrigado de São Gonçalo aguara há anos recursos para modernização do seu sistema de irrigação e grande parte do Projeto de irrigação das Várzeas de Sousa também não dispõe do sistema.

Até quando os moradores da cidade sorriso, da terra dos dinossauros, da terra de Bento Freire vão assistir este filme triste, que não é de amor, sobrevoar nossas cabeças? Até quando?.

Leia também: Policiais militares e penais interceptam arremesso de drogas e material para tatuar detentos na Colônia Penal em Sousa

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Leonardo Alves
Leonardo Alves
Sobre Radialista, colunista, blogueiro político. Atualmente apresenta programas radiofônicos na Rádio Líder FM. Por meio desta coluna comentará os assuntos mais quentes e palpitantes da política sertaneja e paraibana, sempre com irreverência e imparcialidade.
Sousa, PB Atualizado às 16h26 - Fonte: ClimaTempo
33°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 35°

Qui 35°C 20°C
Sex 35°C 20°C
Sáb 31°C 20°C
Dom 34°C 19°C
Seg 32°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes