Domingo, 05 de Dezembro de 2021
27°

Poucas nuvens

Sousa - PB

Concursos A POLÊMICA SEGUE

Após determinação judicial, Prefeitura de Sousa altera salários de Cirurgião Dentista em concurso polêmico

A Prefeitura emitiu retificação em edital do certame e aumentou os vencimentos do cargo.

24/11/2021 às 11h27
Por: Redação Fonte: Da Redação do Debate Paraíba
Compartilhe:
A Prefeitura modificou edital após decisão judicial (Foto: Divulgação)
A Prefeitura modificou edital após decisão judicial (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Sousa atualizou, nesta quarta-feira (24), o edital do concurso público para modificar o salário das vagas de Cirurgião Dentista – ESF. A mudança ocorreu após decisão da 8ª Vara da Justiça Federal, em Sousa, exigir o aumento.

A polêmica sobre os baixos salários ofertados pelo concurso público da Prefeitura Municipal de Sousa teve o seu fim para o cargo de Cirurgião Dentista – ESF. O órgão emitiu retificação no edital do certame e aumentou o salário do cargo para R$ 3.300,00 (três mil e trezentos reais). O valor anterior estava em R$ 2.000,00 (dois mil reais). Outra mudança ocorreu na carga horária da vaga: antes estava em 40h, agora, 20h.

A alteração ocorreu após a Justiça Federal deferir pedido de liminar proposto pelo Conselho Regional de Odontologia da Paraíba – CRO/PB. A ação pedia que o Município de Sousa retificasse, dentro de 15 dias, o edital do certame para adequar o piso salarial e a jornada de trabalho da categoria.

Em sentença, o magistrado Marcos Antônio Mendes de Araújo Filho, da 8ª Vara Federal de Sousa, determinou que caso a edilidade municipal descumprisse a determinação judicial, o certame seria suspenso até que a mesma alterasse o valor do salário e carga horária.

Em petição, o CRO-PB afirmou que a Lei nº 3.999/61 prevê que os Cirurgiões Dentistas e Odontólogos devem ter uma remuneração mínima de três salários mínimos e uma jornada de 20h semanais, o que não estava estabelecido no concurso.

O cargo de advogado continuou com o mesmo salário. O vencimento abaixo do mercado também chamou atenção dos profissionais da área e a OAB emitiu recomendação de alteração de salário, mas nada foi alterado.

As provas acontecem no dia 19 de dezembro.

Leia também: Vice-prefeito de Aparecida quebra o silêncio e fala pela primeira vez sobre rompimento político com o prefeito João Neto

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sousa - PB Atualizado às 01h04 - Fonte: ClimaTempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 38°

Seg 38°C 23°C
Ter 39°C 22°C
Qua 37°C 23°C
Qui 38°C 23°C
Sex 37°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes