Domingo, 01 de Agosto de 2021 04:30
83 9-9305-2845
Saúde ENROLAÇÃO

Governo do Estado renova promessa de vacinação em massa à Sousa e divulga dados sobre a pandemia que divergem dos dados apresentados pelo Município

A promessa já havia sido feita a cerca de 30 dias pelo Secretário Geraldo Medeiro, após uma reunião com o próprio Marcelo Queiroga em Brasília.

27/06/2021 09h35 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: Leonardo Alves, Da Redação do Debate Paraíba
A promessa já havia sido feita a cerca de 30 dias pelo Secretário Geraldo Medeiro, após uma reunião com o próprio Marcelo Queiroga em Brasília (Foto: Ricardo Puppe)
A promessa já havia sido feita a cerca de 30 dias pelo Secretário Geraldo Medeiro, após uma reunião com o próprio Marcelo Queiroga em Brasília (Foto: Ricardo Puppe)

Durante a visita do Ministro da Saúde Marcelo Queiroga à Paraíba, ontem (26) o governador João Azevedo e o Secretário de Estado da Saúde Geraldo Medeiros renovaram a promessa de vacinação em massa para cidade de Sousa, sertão paraibano. A promessa já havia sido feita a cerca de 30 dias pelo Secretário Geraldo Medeiro, após uma reunião com o próprio Marcelo Queiroga em Brasília.

Além da renovação da promessa de imunização em massa, o Governo do Estado divulgou no seu site oficial (https://paraiba.pb.gov.br/noticias/joao-azevedo-apresenta-dois-projetos-em-reuniao-com-o-ministro-da-saude) dados sobre a pandemia que divergem totalmente dos apresentados pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Sousa. Segundo as informações da Secretaria Estadual de Saúde, a cidade sorriso registra, até o momento, 6.953 casos de pessoas diagnosticadas com a Covid-19 e 127 óbitos. Porém, os dados divulgados no boletim epidemiológico do Município sertanejo, registra 8.454 casos de pessoas diagnosticadas pela doença e 140 óbitos confirmados.

Outro dado divergente apresentado pelo setor de saúde do Estado é sobre o número de pessoas vacinadas. Para gestão do Secretário Estadual Geraldo Medeiros, em Sousa foram vacinadas 21.994 pessoas com a primeira e 10.860 com a segunda dose das vacinas contra a Covid-19. Por outro lado, informe divulgado pela Secretária municipal de Saúde Amanda Silveira registra que 28.511 pessoas tomaram a primeira dose e 11.150 a segunda.

Sendo Assim, levando em consideração que a população estimada acima de 18 anos no Município de Sousa (conforme dados apresentados pelo Governo do Estado), é de 49.105 e que o número de vacinados com a primeira dose são de 28.511 (dados da Secretaria municipal de Saúde), em Sousa, já foram vacinados com a primeira dose 58,06 % público alvo da campanha de imunização.

Para tanto, caso desse início hoje (domingo, 27 de junho de 2021) a promessa sem jeito do Governo João Azevedo de imunização em massa da população, estariam aptos a receber a primeira dose da vacina 41,97% da população, acima de 18 anos, ou seja, 20.594 pessoas.  Porém, o tema da vacinação em massa para cidade dos Dinossauros, ainda será submetido à avaliação das Comissões de Ética e Pesquisa e, sendo aprovado, o Ministério da Saúde dará o suporte técnico para a pesquisa. 

Pelo visto, a realização desse projeto piloto, a partir da testagem de toda a população acima de 18 anos e, posteriormente, com a vacinação em massa e algo que ainda está no estágio de promessa sem jeito e deverá demandar muito tempo.  Provavelmente, pelo ritmo acelerado que está a vacinação em Sousa, caso este projeto realmente venha acontecer, até lá, é possível, que cerca de 70% ou mais da população sousense já esteja imunizada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Leonardo Alves
Sobre Leonardo Alves
Radialista, colunista, blogueiro político. Atualmente apresenta programas radiofônicos na Rádio Líder FM. Por meio desta coluna comentará os assuntos mais quentes e palpitantes da política sertaneja e paraibana, sempre com irreverência e imparcialidade.
Sousa - PB
Atualizado às 04h27 - Fonte: Climatempo
21°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 30°

21° Sensação
21.7 km/h Vento
75.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Terça (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens