Segunda, 18 de Outubro de 2021
26°

Poucas nuvens

Sousa - PB

Brasil BRASIL

Anvisa recomenda que Bolsonaro e integrantes da comitiva fiquem em quarentena

Agência enviou ofício à Casa Civil após ministro da Saúde testar positivo para Covid-19 nos EUA

22/09/2021 às 11h47
Por: Redação Fonte: Metrópoles
Compartilhe:
Michele Bolsonaro e Jair Bolsonaro em Nova York (Foto: John Minchillo-Pool / Getty Images)
Michele Bolsonaro e Jair Bolsonaro em Nova York (Foto: John Minchillo-Pool / Getty Images)

Após o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testar positivo para Covid-19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviou, no início da madrugada desta quarta-feira (22/9), ofício à Casa Civil da Presidência da República recomendando isolamento aos integrantes da comitiva presidencial que estiveram em Nova York nos últimos dias.

A recomendação da agência é de isolamento de 14 dias para todos que tiveram contato com o ministro. No documento, a Anvisa pontua que a situação deve ser objeto de apreciação imediata pela Casa Civil.

O presidente Jair Bolsonaro desembarcou em Brasília por volta de 7h desta quarta-feira (22/9) e foi para o Palácio da Alvorada, Residência Oficial da Presidência da República. O mandatário possui apenas um compromisso oficial na agenda pública desta quarta: reunião com o subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência, Pedro Cesar Sousa, às 16h. Não foi informado o local da reunião.

Procurada, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) não informou se o presidente cumprirá o isolamento recomendado pela Anvisa.

Diagnosticado horas antes do retorno previsto ao Brasil, o ministro da Saúde disse estar assintomático. Ele cumprirá quarentena no hotel em que já estava hospedado em Nova York. É o segundo caso de infecção pela doença na comitiva do presidente Jair Bolsonaro, que viajou para a 76ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

As orientações gerais da Anvisa aos integrantes da comitiva que retornou dos EUA são:

a) desembarque no Brasil de forma a expor o mínimo possível ambientes e pessoas;

b) cumprimento do período de isolamento de 14 dias após o último dia de contato com o caso confirmado de Covid-19, conforme o Guia de Vigilância Epidemiológica para Covid-19 publicado pelo Ministério da Saúde;

c) cumprimento de isolamento na cidade de desembarque no Brasil, evitando novos deslocamentos até que tenham ultrapassado o período de transmissibilidade do vírus; e

d) submissão a novos testes em solo brasileiro.

Depois do desembarque, a Anvisa propôs que seja realizada a limpeza e desinfecção da aeronave conforme protocolos de higienização.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sousa - PB Atualizado às 01h27 - Fonte: ClimaTempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 36°

Ter 35°C 22°C
Qua 36°C 22°C
Qui 37°C 22°C
Sex 36°C 23°C
Sáb 36°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes