Quarta, 17 de Julho de 2024
33°

Parcialmente nublado

Sousa, PB

Brasil BOA!

Em prol de soluções para a saúde, Unifacisa receberá alunos da Babson College para iniciar as atividades de parceria internacional

A parceria entre as instituições objetiva alavancar a aprendizagem baseada na experiência, além de buscar soluções em tecnologia enquanto cultiva uma cultura em ecossistemas inovadores.

22/08/2023 às 12h45
Por: Redação Fonte: Da Assessoria
Compartilhe:
Em prol de soluções para a saúde, Unifacisa receberá alunos da Babson College para iniciar as atividades de parceria internacional

Com o intuito de continuar fomentando inovação, desenvolvimento econômico e social no âmbito da saúde, a Unifacisa receberá alunos e professores da Babson College para iniciar as atividades do projeto interdisciplinar e interinstitucional inovador, de 22 a 24 de agosto. A parceria entre as instituições objetiva alavancar a aprendizagem baseada na experiência, além de buscar soluções em tecnologia enquanto cultiva uma cultura em ecossistemas inovadores não apenas para os alunos da Unifacisa e da Babson, mas também para a comunidade em geral. 

O programa está sendo coordenado pela equipe de Pesquisa e Extensão Universitária da Unifacisa e pelo Global Health Innovation Lab da Babson College. Essa união também tem a finalidade de combinar o ecossistema da Unifacisa junto à tecnologia exuberante e o espírito humano do HELP (Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa), com a gestão inovadora da Babson College enquanto referência mundial em empreendedorismo há mais de 30 anos.

Para Sofia Caffer, aluna de Administração da Babson College, “esta parceria visa integrar negócios e inovação, através da experiência da Babson College, já que a instituição é mundialmente conhecida como a número um em empreendedorismo, e a expertise da Unifacisa nas áreas da saúde, educação, inovação e tecnologia. Assim, os alunos das duas instituições serão pareados em grupos, com o intuito de trabalhar em prol de soluções inovadoras para a área da saúde.”, explicou. 

Com o objetivo de oferecer uma experiência completa por tudo o que a Holding tem para oferecer, os estudantes e professores da Babson desembarcaram em João Pessoa no domingo (20) e nesta segunda-feira (21) passarão o dia conhecendo a capital. Na terça-feira (22), o grupo terá a oportunidade de conhecer o HBOL – Hospital de Olhos, conhecido por ser o maior e mais moderno hospital referência em oftalmologia do estado da Paraíba, através da sua convergência entre a alta tecnologia, ótimos profissionais e seus tratamentos inovadores. 

Na tarde do mesmo dia, o conjunto viverá uma experiência lúdica e divertida durante a recepção oferecida pela Unifacisa. Na ocasião, o grupo terá contato com músicas e danças regionais, lanches e muito mais, além de conhecerem todo ecossistema da instituição. No dia seguinte (23), os alunos e professores se juntaram com os docentes e discentes da Unifacisa para o debate e construção de ideias iniciais em prol de soluções inovadoras para o setor da saúde. Após as discussões, no horário da tarde, os grupos de alunos da Babson farão um tour por Campina Grande com passagem pelo HELP, local onde, junto ao alunado da Unifacisa, desenvolverão pesquisas a partir de toda infraestrutura de alta tecnologia encontrada no hospital. 

Na quinta-feira (24), os alunos envolvidos na parceria entre as instituições voltam a se encontrar na Unifacisa com o intuito de chancelar as ideias discutidas no dia anterior para, futuramente, colocarem em prática. No horário da tarde, o conjunto de intercambistas fará uma visita na Casa de Cumpadi com o intuito de fazê-los, mais uma vez, experienciar a cultura local. Ao final do almoço, o grupo viajará para Recife/PE para, na sexta (25), conhecerem a cidade que é sede do Porto Digital e Accenture, empresas referências em tecnologia e que são parceiras da Unifacisa. No sábado (26), ainda em Recife, o grupo se despede da viagem e embarca de volta para Massachusetts. 

Após a troca de culturas e conhecimentos entre os estudantes da Babson e Unifacisa, todo o grupo envolvido na parceria voltará a se encontrar para colocarem em prática todos os debates e soluções propostas durante a semana de visitação. Tal iniciativa promete abrir portas para a inovação em saúde, fornecendo uma plataforma única para estudantes explorarem soluções inovadoras e impulsionarem o desenvolvimento da área. 

A coordenadora pedagógica da Unifacisa, Fernanda Matos, ainda salientou que “na metodologia Unifacisa, nossos estudantes são colocados desde o início do curso em contato com desafios reais e são instigados a propor soluções para demandas que recebemos da sociedade civil, logo, temos total sinergia com a Global Health Innovation Lab que é um cursos de aprendizado prático, no qual estudantes da Universidade de Babson com estudantes da Unifacisa trabalharão em equipes para identificar e resolver problemas relacionados à saúde, fomentando assim o desenvolvimento e implementação de inovação em saúde.”, destacou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.