
A Câmara Municipal de Nazarezinho, no Sertão da Paraíba, gastou quase R$ 18 mil em diárias para custear a participação de vereadores em um seminário realizado na cidade de João Pessoa. Os dados são do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (SAGRES), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB).
O evento em questão, intitulado "Câmara 50: Gestão Estratégica, Inovação e Comunicação do Poder Legislativo", ocorreu no dia 14 de fevereiro de 2025. De acordo com as informações, os recursos foram pagos para cobrir despesas dos parlamentares com deslocamento, alimentação e hospedagem na capital paraibana.
Leia mais: TRE mantém multa de R$ 5 mil ao prefeito de Nazarezinho por propaganda eleitoral irregular
Participaram da viagem o presidente da Câmara, vereador Lucas Vieira de Carvalho (Republicanos), e demais membros da bancada de situação. No entanto, o que causou estranheza foi a ausência completa de vereadores da oposição, que, segundo relatos, não foram sequer convidados a participar do seminário.
A exclusão dos oposicionistas levanta questionamentos sobre a transparência e a finalidade dos gastos com dinheiro público, especialmente em um município de pequeno porte como Nazarezinho. O valor total empenhado com as diárias se destaca frente ao orçamento limitado da Casa Legislativa.
O presidente do poder legislativo também viajou para Brasília para um evanto denominado de encontro nacional de gestores e legislativos municipais que foi realizado entre os dias 26 e 29 de agosto na capital federal e torrou quase R$ 8 mil com despesas e diárias.
Até o momento, a presidência da Câmara não se pronunciou oficialmente sobre os critérios de seleção dos participantes nem sobre a justificativa para a ausência dos vereadores de oposição no evento.