Uma guarnição da Polícia Militar do 14° BPM composta pelos Cabos Freire e Andrade e o Soldado Oliveira, realizava rondas ostensivas por volta das 16h20 do último domingo (29), na cidade de São José da Lagoa Tapada, região de Sousa, quando ao passar pela Rua Ananias Sarmento, se deparou com um adolescente conduzindo uma moto Honda Biz de cor preta, sem placa.
Os militares deram ordem de parada, e ao realizarem uma averiguação, constataram que o condutor da moto se tratava de um adolescente de apenas 14 anos de idade, e que a referida moto não possuía documentação. Instantes depois, a mãe do menor de idade identificada como Rejane Pereira de Andrade, vinha na garupa de outra motocicleta e acompanhou o procedimento policial, sendo indagada pelos militares para onde o garoto estava indo na moto, e ela relatou que teria entregue o veículo a seu filho para ele participar de uma carreata que iria ocorrer na cidade e disse que não tinha nada demais.
Ainda durante a conversa com os policias, a mão do adolescente disse que o Cabo Freire a conhecia e que não precisava disso. Em suas palavra conforme registrado na ficha informativa da Polícia Militar, foram proferidas as seguintes frases: "A Polícia hoje estaria trabalhando por quê? Pois a cidade é uma bagunça, e só hoje a polícia resolveu trabalhar?" e pediu a todo instante para que os militares liberassem a moto para irem para a carreata.
Momentos depois, chegou um popular identificado como Diego Formiga das Neves, e começou a gravar um vídeo da guarnição dizendo que iria mandar para o seu tio que é Coronel da polícia. Em ato contínuo, Diego ligou para o seu tio que se identificou como Coronel Evilásio César Formiga da Polícia Militar da Paraíba e colocou a ligação no viva voz, na qual o seu tio disse as seguintes palavras: "Vamos resolver na boa ou vou para a corregedoria agora, eu vou denunciá-lo por abuso de autoridade, dou um canetaço em vocês" e pediu a Diego para repassar os nomes dos militares e suas graduações, o que foi feito pelo seu sobrinho, assim constrangendo e tentando coagir a guarnição, segundo informações, possivelmente configurando o crime de tráfico de influência (Art.332 do Código Penal), conforme foi relatado na ficha informativa da Polícia Militar.
Diante dos fatos, o menor que conduzia a moto, sua mãe e Diego Formiga e a motocicleta apreendida foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil, e apresentados ao delegado de plantão, para serem adotados os procedimentos cabíveis ao caso.
Mín. 23° Máx. 36°