Em meados de dezembro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na 4ª Conferência da Juventude, em Brasília– DF, anunciou a expansão de mais 100 unidades educacionais da Rede de Institutos Federais, um projeto educacional revolucionário criado pelo Partido dos Trabalhadores em 2008, pela lei 11.892/08.
Em fevereiro de 2023, a professora Dra. Eva Campos protocolou, passou a divulgar e buscar apoio político para efetivação da proposta de implantação de um campus do IFCE em Mauriti-CE. Sonho antigo, que nasceu ainda por ocasião do seu projeto de mestrado e, posteriormente o seu doutorado, professora Eva Campos já acionou o prefeito João Paulo Furtado (PT de Mauriti), o deputado estadual, Fernando Santana (PT-CE), o Deputado Federal, José Guimarães (PT-CE), a secretária da Proteção Social do Estado do Ceará, Onélia Santana, a fim de conseguir mobilização no âmbito político para esta empreitada.
Com quase 13 anos de experiência profissional na Rede Federal de Ensino, professora Eva Campos destaca que não somente a implantação, mas a execução com excelência de uma unidade de ensino do Instituto Federal precisa da capilaridade com os prefeitos municipais e as Secretarias de Educação. E nesse quesito, professora Eva Campos destaca o trabalho e a parceria mais que consolidada do Prefeito Marcos Eron, de Monte Horebe, com o Instituto Federal da Paraíba, campus Cajazeiras, onde a professora atua.
“Para o sucesso do mais extraordinário projeto educacional do país, nós, servidores da Rede Federal de Ensino, precisamos contar com a cooperação consolidada de empresários, mas especialmente de prefeitos comprometidos com a sustentabilidade de sua gestão, pelo fortalecimento da logística e apoio às nossas iniciativas. Receber em seu município profissionais formados com qualificação técnica e humanística, requer a visão de que o trabalho de um prefeito pode ter um potencial de amplificar o desenvolvimento municipal pela crença em dias futuros e melhores. E este espírito inovador move com sobra o desempenhar de Marcos Eron. Então ele é mais que um exemplo a ser seguido como gestor público empreendedor”, afirmou professora Eva Campos.
Portanto, o reconhecimento do prefeito Marcos Eron como um líder visionário nesse projeto de expansão da Rede de Institutos Federais é mais do que merecido. Sua parceria e comprometimento com a educação são exemplos inspiradores não apenas para os gestores públicos, mas para toda a comunidade. Com sua visão inovadora e determinação, Marcos Eron está contribuindo significativamente para o fortalecimento do ensino e para o desenvolvimento de sua região, deixando um legado positivo para as gerações futuras.
Mín. 21° Máx. 35°