
A Secretaria Municipal de Saúde de Nazarezinho, no sertão paraibano, foi acionada na Promotoria de Justiça de Sousa por não ter fornecido fraudas geriátricas (10 pacotes por mês), a idosa Maria Glória Filha.
De acordo com o procedimento administrativo, nº 046.2023.000755, instaurado nessa quarta-feira (29), pelo Ministério Público da Paraíba, através da 7ª Promotora de Justiça de Sousa, Dra. Paula da Silva Camillo Amorim, os familiares também relataram que a idosa está com fêmur fraturado e é acometida de alzheimer, cardiopatia isquêmica, hipertensão arterial e doença pulmonar obstrutiva crônica.
Com abertura do inquérito, a promotoria expediu notificação ao prefeito Marcelo Vale e Secretária de Saúde recomendando o fornecimento das fraudas. Em caso de negativa será necessário o ajuizamento de ação no poder judiciário paraibano.
Em contato com a reportagem do Portal Debate Paraíba e do Programa Jornal da Max Correio, a Secretária de Saúde do Município de Nazarezinho, Rogenia Araújo, disse que a prefeitura não fornece fraudas. A gestora também afirmou que as pessoas que necessitam fazer uso de fraudas devem procurar a Secretaria e fazer um cadastro no programa Farmácia Popular do Governo Federal, para receber o item de forma gratuita.
Rogênia Araújo também esclareceu que a família da idosa não procurou a gestão municipal para relatar o problema, como também ainda foi notificada pela Promotoria de Justiça de Sousa, sobre o caso.