Terça, 18 de Março de 2025
23°C 29°C
Sousa, PB
Publicidade

Depois de percorrer diversos locais, a segunda edição das Plenárias do Orçamento Democrático Municipal de Aparecida é encerrada

Foram mais de 11 localidades que foram contempladas para debaterem o orçamento municipal.

Por: Redação Fonte: Da Redação do Debate Paraíba
12/09/2022 às 11h46 Atualizada em 14/09/2022 às 11h26
Depois de percorrer diversos locais, a segunda edição das Plenárias do Orçamento Democrático Municipal de Aparecida é encerrada
População participa do Orçamento Democrático, promovido pela Prefeitura de Aparecida (Foto: Reprodução)

A segunda edição do ciclo 2022 das Plenárias do Orçamento Democrático Municipal da Prefeitura de Aparecida encerrou-se no último sábado (10), realizado na quadra esportiva do Bairro Vila Nova. 

Ao todo foram realizadas 11 plenárias distribuídas numa programação com data e horários definidos. E percorreu várias comunidades, com dois eventos na sede do município. Assegurando assim, a participação de todos os cidadãos nas escolhas das prioridades, as quais irão compor o Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), e da Lei Orçamentária Anual (LOA), das obras e serviços da cidade.

Durante as plenárias foi adotado um novo instrumental metodológico, para apresentar a população, um resumo das ações e trabalho, ao longo de um ano e oito meses da gestão municipal. Mostrando os resultados dos serviços prestados pelas secretarias, referente às demandas sugeridas durante o ODM 2021. Dentre outras ações, que estão previstas para serem executadas, durante os próximos anos, como: obras, convênios, projetos e investimentos para a cidade. 

A participação foi expressiva no momento do Fala Povo, aonde os cidadãos iam à frente da plenária para expor suas reivindicações; um espaço aberto ao critério do povo que fazia suas colocações sobre as prioridades da comunidade. 

Outro momento das plenárias que teve visivelmente impacto e surpresa a todos os presentes foi o instante em que o prefeito João Neto, anunciava e entregava um Carro Novo, para ficar a disposição do translado das pessoas na urgência e emergência de saúde. Quatro comunidades foram contempladas com o veículo: Duas Lagoas, Prensa, Extrema e o Assentamento Angélica.

Para o gestor o ODM é um instrumento inovador e de grande importância para a construção de uma gestão pautada para o crescimento coletivo.

“A ideia é implantar uma gestão de proximidade, levando ações, obras e serviços para a população em todas as comunidades e para a sede do município. É à base de um novo modelo de gestão das políticas públicas que chegam ao município, visando transformar a participação social, na construção do orçamento público, fortalecendo com isso, a democracia e a mobilização social da população” afirmou o prefeito João Neto.  

Participaram das plenárias do ODM 2022, o prefeito João Neto, o vice-prefeito Hélio Roque, a primeira dama e presidente do sindicato rural, Valéria Rita, e todos os secretários e secretárias da gestão; apoiadores, representantes e agentes da sociedade civil, e os vereadores que compõe a base situacionista do governo na câmara de Aparecida.

Leia também: Jovem que trabalha no parque é suspeito de cometer suposto crime de estupro de vulnerável contra adolescente de 12 anos em Sousa

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.