Quarta, 24 de Junho de 2026
20°C 36°C
Sousa, PB
Publicidade

Justiça determina suspensão de concurso da Polícia Civil da PB para readequação de vagas em cargos

A decisão, divulgada na quinta-feira (3), acata ao pedido do Sindicato dos Médicos da Paraíba, que pede a adequação das vagas para os cargos de perito oficial médico-legal, área geral e especialistas em psiquiatria e patologia.

Por: Redação Fonte: G1
04/03/2022 às 13h36
Justiça determina suspensão de concurso da Polícia Civil da PB para readequação de vagas em cargos
Justiça determina suspensão de concurso da Polícia Civil da PB para readequação de vagas em dois cargos — Foto: Divulgação/Polícia Civil da Paraíba

A Justiça determinou a suspensão do concurso público da Polícia Civil da Paraíba para os cargos de perito oficial médico-legal especialista em psiquiatria e patologia. A decisão, divulgada na quinta-feira (3), acata ao pedido do Sindicato dos Médicos da Paraíba, que pede a adequação das vagas do certame.

A decisão foi assinada pela juíza Luciana Celle G. de Morais Rodrigues, da 4ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa. Ao g1, o procurador-geral do Estado, Fábio Andrade, informou que deve recorrer da decisão.

Conforme o edital do concurso, há 50 vagas para a categoria, divididas em área geral, psiquiatria e patologia. No entanto, em concursos anteriores, não havia subdivisões.

Na ação, de novembro de 2021, o sindicato defende que o concurso respeite a Lei Orgânica e Estatuto da Polícia Civil, que não estabelece a divisão entre as funções.

Segundo o entendimento do Simed-PB, o edital não pode criar cargo específico que exija título de especialista como requisito adicional para a posse na função.

A juíza entendeu, portanto, que a subdivisão das vagas é equivocada, e afirmou que a exigência do sindicato é legítima. A magistrada também pontuou que o edital não pode impor requisitos e condições não previstas em lei.

Concurso da Polícia Civil na Paraíba

Ao todo, o Concurso da Polícia Civil da Paraíba ofereceu 1.400 vagas, distribuídas em cargos de níveis médio e superior, com os salários variando de R$ 3.726,73 a R$ 12.769,801.

Ao todo, 58 mil candidatos estavam aptos a realizarem as provas, sendo 42 mil em João Pessoa e 16 mil em Campina Grande. A taxa de abstenção do segundo dia de provas foi de 29,78%.

A organização do certame é feita pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Com 95.442 inscrições homologadas, o cargo mais concorrido é o de perito oficial odonto-legal, de área geral, com mais de 201 inscrições para uma vaga.

Leia também: Devido a candidatura laranja, TRE-PB cassa mandatos de vereadores e suplentes em São José de Piranhas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.