Domingo, 16 de Janeiro de 2022
33°

Pancada de chuva

Sousa - PB

Cidades PRIMEIRO LUGAR

Secretária de Saúde de São Francisco recebe homenagem de Ministro da Saúde em evento do Previne Brasil

Marcelo Queiroga parabenizou Annielly Fernandes pelo primeiro lugar do município no ranking do programa.

11/11/2021 às 09h29 Atualizada em 16/11/2021 às 14h27
Por: Redação Fonte: Da Redação do Debate Paraíba
Compartilhe:
Marcelo Queiroga entrega homenagem à Secretária de Saúde de São Francisco, Annielly Fernandes (Foto: Divulgação)
Marcelo Queiroga entrega homenagem à Secretária de Saúde de São Francisco, Annielly Fernandes (Foto: Divulgação)

Ontem (10) aconteceu, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa, um evento sobre o Previne Brasil, do Ministério da Saúde. Gestores da saúde do Estado estiveram presentes, assim como o ministro da saúde, o paraibano Marcelo Queiroga. O evento teve o objetivo de qualificar os gestores sobre o programa, que dá recursos para a Atenção Básica nos municípios.

Annielly Fernandes, Secretária de Saúde de São Francisco, também esteve presente e participou da oficina Financiamento da Atenção Primária à Saúde. Marcelo parabenizou a secretária pelo que ela vem realizando na cidade, que recentemente ficou em primeiro lugar no ranking nacional do programa.

O Ministério da Saúde atualizou os números do mês de outubro e São Francisco assumiu o primeiro lugar no programa Previne Brasil.

Previne Brasil

O Previne Brasil é um programa federal que avalia o trabalho preventivo na saúde feito por cada município. Dentre os critérios de avaliação estão a realização de exames para HIV e sífilis em gestantes, consultas pré-natal, atendimento odontológico em gestantes e acompanhamento de pessoas hipertensas.

O programa institui metas a serem cumpridas pelos municípios. Quanto mais bem avaliado ele for, maior repasse de verbas federais são destinados a ele para investimento em saúde pública.

Ele foi criado pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. Trata-se de um novo modelo de financiamento da Atenção Primária a Saúde – APS, que alterou algumas formas de repasse de recursos para as cidades brasileiras, que passaram a ser repassados pelos seguintes critérios: 1) captação ponderada; 2) pagamento por desempenho em indicadores de saúde e 3) incentivo para ações estratégicas.

A ideia do programa é estruturar um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o vínculo entre população e equipe de saúde, utilizando de mecanismos que induzem envolvimento dos gestores e dos profissionais.

A avaliação dos indicadores de saúde acontece a cada 4 meses e os resultados são divulgados para os municípios através do Sistema SISAB, do Ministério da Saúde.

Leia também: Justiça Eleitoral cassa mandatos de todos os vereadores do PTB em São João do Rio do Peixe após fraude em cota de gênero

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Francisco - PB
São Francisco - PB
Sobre o município São Francisco é um município brasileiro localizado na Região Geográfica Imediata de Sousa, estado da Paraíba. Sua população em 2012 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 3.349 habitantes,[3] distribuídos em 95 km² de área.
Sousa - PB Atualizado às 16h58 - Fonte: ClimaTempo
33°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 33°

Seg 34°C 23°C
Ter 33°C 22°C
Qua 34°C 22°C
Qui 35°C 22°C
Sex 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes