
O ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL-PB) lançou, nesta quarta-feira (8), sua autobiografia Eu venho lá do sertão: O sertanejo que nasceu na praia, durante evento realizado no Hotel Jardins, em Sousa, no Sertão da Paraíba. O encontro reuniu lideranças políticas, profissionais da saúde, empresários, representantes da imprensa, apoiadores e convidados.
Pré-candidato ao Senado Federal nas eleições de 2026, Queiroga aproveitou a ocasião para apresentar a obra, que narra sua trajetória pessoal e profissional, desde as origens no sertão paraibano até o comando do Ministério da Saúde durante a pandemia da Covid-19, entre 2021 e 2022, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na publicação, o ex-ministro relata os desafios enfrentados à frente da pasta, afirma que a vacinação foi o principal eixo de sua gestão e defende que sua atuação foi pautada por critérios técnicos. O livro também reúne bastidores da administração federal, reflexões sobre a crise sanitária e destaca a relação de confiança construída com Bolsonaro durante o período em que integrou o governo.
Ao longo da obra, Marcelo Queiroga também apresenta críticas às políticas adotadas por governos de esquerda e à atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defendendo soluções práticas para os desafios do Nordeste brasileiro.
O lançamento em Sousa integra a agenda política do ex-ministro na Paraíba e ocorre em meio às movimentações que antecedem as eleições de 2026, período em que Queiroga busca fortalecer sua pré-candidatura ao Senado Federal.
