
Nesta quinta-feira (26), o Centro Oncológico do Hospital Napoleão Laureano, em Sousa, retomou oficialmente as consultas oncológicas no município. A ação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Sousa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o hospital, referência no tratamento de câncer na Paraíba.
A retomada dos atendimentos foi acompanhada pelo prefeito Helder Carvalho, que esteve na unidade ao lado do chefe de Gabinete, Heitor de Sousa; da secretária municipal de Saúde, Jucemara Oliveira; do diretor administrativo e financeiro da unidade, Afro Rocha de Carvalho; da enfermeira e coordenadora Niege Braga; dos médicos Leudson Arinã e Dr. Lucas Lopes Fernandes; da presidente da Câmara Municipal, Amanda Silveira; além dos vereadores Abel Sales, Radamés Estrela, Odair José, Dênis Formiga, Tekin Linhares e Delani Gledson, e servidores da instituição.
Durante a visita, o prefeito destacou a importância da retomada das consultas para a população. Segundo ele, com a unidade em pleno funcionamento, diversos procedimentos poderão ser realizados no próprio município, garantindo mais comodidade e acolhimento aos pacientes, que poderão permanecer próximos de seus familiares.
“Estamos garantindo mais dignidade e qualidade no atendimento, evitando que nossos pacientes precisem se deslocar para cidades como João Pessoa, Campina Grande ou Patos por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD)”, ressaltou o gestor.
A secretária de Saúde, Jucemara Oliveira, enfatizou que a iniciativa simboliza o compromisso da gestão municipal com a ampliação e descentralização dos serviços especializados.
“O atendimento começa nas Unidades Básicas de Saúde. Após a avaliação inicial, os pacientes são encaminhados ao Núcleo do Laureano em Sousa, que estará de portas abertas diariamente. O médico oncologista realizará atendimentos presenciais a cada 15 dias, além da oferta de telemedicina para ampliar o acesso”, explicou.
Já o diretor administrativo e financeiro da unidade, Afro Rocha de Carvalho, afirmou que a meta é expandir o alcance do serviço por meio de pactuações com municípios da região. A expectativa é beneficiar pacientes de pelo menos oito cidades, além de Sousa, consolidando o município como polo regional no atendimento oncológico.
A retomada das consultas representa um avanço significativo na regionalização da saúde e no fortalecimento da rede de atendimento oncológico no Sertão paraibano.