
Na tarde desta segunda-feira (09), a Prefeitura de Sousa, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou o I Encontro Pedagógico 2026, marcando oficialmente o início do ano letivo na rede municipal de ensino.
O evento reuniu autoridades e representantes institucionais, entre eles o prefeito Helder Carvalho; a secretária de Educação, Bruna Veras; o chefe de Gabinete, Heitor de Sousa; o secretário de Comunicação, Eugênio Rodrigues; o vereador e líder do governo na Câmara Municipal, Radamés Estrela; além de Juliene Fernandes, representante da Agência do Sebrae de Sousa.
Com o tema “Inteligência Emocional para Educadores”, o encontro reforçou a importância de uma educação que vai além do ensino de conteúdos, destacando o papel do educador no acolhimento, na compreensão emocional, na motivação e na construção de relações que favoreçam o desenvolvimento integral dos alunos.
Durante seu pronunciamento, o prefeito Helder Carvalho destacou a valorização da educação como prioridade da gestão, ressaltou a conquista do Selo Ouro pelo município de Sousa e reafirmou o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à alfabetização e à melhoria da qualidade do ensino.

Um dos momentos mais marcantes do encontro — amplamente ovacionado pelo público — foi o anúncio do aumento salarial para os professores prestadores de serviço. Os profissionais, que antes recebiam um salário mínimo, passarão a receber R$ 2.565,32.
Ao anunciar a medida, o gestor sousense enfatizou o compromisso da administração municipal com a valorização dos profissionais da educação. “Dito isto, quero dizer que muitas outras conquistas ainda virão. Contem com esse governo, que é aliado da educação”, afirmou.
A secretária de Educação, Bruna Veras, também destacou o comprometimento do prefeito com a educação de Sousa. Ela ressaltou a importância da conquista do Selo Ouro, lembrando que o município foi avaliado em mais de 50 critérios, e classificou o reajuste salarial dos professores prestadores de serviço como um avanço significativo na valorização da categoria.
O I Encontro Pedagógico 2026 reforça o compromisso da gestão municipal com uma educação pública de qualidade, pautada no cuidado, na valorização profissional e no desenvolvimento humano.