
Uma pesquisa realizada pelo instituto Opinião Pesquisas indica que o primeiro ano de mandato do prefeito de Sousa, Helder Carvalho (PSB), é aprovado por 67,2% dos eleitores do município. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (23) pelo Portal MaisPB e pelo programa Hora H, da Rede Mais.
De acordo com os dados, 20,5% dos entrevistados reprovam a forma como o prefeito administra a cidade, enquanto 12,3% afirmaram não saber ou preferiram não responder.
Helder Carvalho foi eleito em outubro do ano passado com 59,31% dos votos válidos e sucedeu o ex-prefeito Fábio Tyrone (PSB), de quem era aliado político.
A pesquisa também avaliou a percepção dos eleitores sobre o perfil do gestor. Para 74,7% dos entrevistados, Helder Carvalho é considerado um “prefeito trabalhador”. Em contrapartida, 10,5% discordam dessa avaliação, e 14,8% não souberam ou não responderam.
Quanto à imagem pessoal do prefeito, 71,2% afirmaram gostar de Helder Carvalho, enquanto 9,5% disseram não gostar. Outros 19,3% não responderam ao questionamento.
Na avaliação da gestão municipal, 22,4% dos entrevistados classificaram a administração como ótima e 25,5% como boa. Já 32,5% consideram a gestão regular. As avaliações negativas somam 14,3%, sendo 4,8% que apontam a gestão como ruim e 9,5% como péssima. Outros 5,3% não souberam ou não quiseram responder.
O levantamento também mediu o nível de confiança dos eleitores em relação ao restante do mandato. Para 55,2%, Helder Carvalho fará uma boa gestão até o fim do governo. Já 15,3% disseram não acreditar, enquanto 24% responderam que “depende” ou “talvez”. Um total de 5,5% não respondeu.
Dados técnicos
A pesquisa Opinião foi realizada nos dias 17 e 18 de dezembro de 2025, com 400 eleitores do município de Sousa. O intervalo de confiança é de 90%, com margem de erro de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos.
As entrevistas foram realizadas tanto na zona urbana quanto na zona rural do município, abrangendo diversos bairros e comunidades.