
Nesse domingo (09) o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM/2025) teve em seu primeiro dia provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Segundo o Ministério da Educação (MEC), 3,5 milhões fizeram a prova, com uma abstenção de 27%, número praticamente igual ao de 2024. O tema da redação deste ano foi: "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
Da cidade de Sousa, o Curso de Redação CNM (Conquistando Nota Mil) acertou o tema em um simulado feito para seus alunos no dia 25 de setembro.
A professora Emanoelly Galvão, responsável pelo empreendimento educacional, falou de sua felicidade não só em ter acertado mais uma vez o tema, mas da responsabilidade que feitos como esse colocam a cada ano para seu curso:
“Ao tomar conhecimento do tema por volta das 14h30 quando o MEC divulgou, eu me emocionei por ter colocado esse tema para nossos alunos escreverem em uma das muitas produções que fazemos ao longo do ano para justamente analisar o desenvolvimento deles.”
“Mantê-los antenados com tudo hoje em dia acaba sendo complicado por causa da quantidade de informação que esses meninos e meninas têm em todos os minutos do dia. Então é importante focar em algumas direções para justamente não confundir as mentes deles e é isso o que o CNM faz, ao mostrar que prestar atenção ao seu redor é importante para desenvolver suas capacidades em escrever textos.”
Ela lembrou que o tema desse ano abordou situação que tem proximidade com os alunos:
“Todos nós temos pessoas idosas na família, então fazer esse aluno olhar para o simples, olhar para os seus ajuda muito nessas horas”.
No próximo domingo (16/11) os inscritos farão as provas de ciências da natureza e matemática.

