
Durante uma reunião realizada no final da tarde desta terça-feira (28), no gabinete da Prefeitura de Sousa, o vereador Márcio Gomes de Morais, conhecido como Márcio das Bancas (Solidariedade), anunciou o rompimento político com o prefeito Helder Carvalho. O encontro marcou a saída oficial do parlamentar da base governista na Câmara Municipal.
Segundo Márcio, a decisão foi motivada pela falta de espaço dentro da gestão municipal. O vereador afirmou que, apesar de ter sido aliado desde o início do mandato, suas indicações na administração se restringiam apenas aos cargos de comandante e subcomandante da Guarda Municipal.
“Enquanto eu tinha duas indicações, tem secretário com mais de duzentas, entre nomeados e contratados”, declarou o parlamentar ao Portal Debate Paraíba e ao blog do Seu Leo.
O vereador também criticou o que chamou de falta de atenção administrativa aos seus requerimentos aprovados pela Câmara. Entre as demandas não atendidas, citou a regulamentação da Guarda Municipal e a isenção de impostos para comerciantes do Mercado Central.
Por sua vez, o prefeito Helder Carvalho minimizou o impacto político da saída e afirmou que o desalinhamento político foi o principal motivo para o rompimento. Segundo ele, Márcio vinha manifestando apoio a nomes que não integram o grupo político liderado por ele — entre eles, Johny Bezerra (pré-candidato a deputado federal), Dr. Athayde Diniz (pré-candidato a deputado estadual) e Cícero Lucena (pré-candidato ao Governo do Estado).
“Política se faz com lado. Enquanto políticos, nossas decisões refletem no âmbito administrativo. Quando defendemos lados políticos opostos, há um desalinhamento e não tem como continuarmos no mesmo bloco neste momento”, afirmou o prefeito.
Helder Carvalho também destacou que Márcio das Bancas sempre teve espaço dentro da administração, alegando que o vereador possuía cerca de 10 indicações em diferentes setores da gestão.
Após o rompimento, Márcio declarou que pretende seguir um caminho de oposição propositiva e independente na Câmara:
“Não quero o mal de ninguém. Só não vamos mais continuar aliados. Continuarei votando nas matérias de interesse da população. É vida que segue”, disse.
Com a saída de Márcio das Bancas, a bancada de oposição na Câmara Municipal de Sousa passa a contar com cinco vereadores: Márcio das Bancas, Ananias Vieira, Johanna Estrela, Alison Alves (Pipoca) e Assis Estrela.
Já o grupo de situação, que permanece com dez parlamentares — Amanda Silveira, George Sucupira, Delani Gledson, Diógenes Ferreira, Juninho de Zilda, Denis Formiga, Odair José, Tekinho Linhares, Abel Sales e Radamés Estrela — mantém maioria confortável na Casa Otacílio Gomes de Sá, garantindo dois terços do Legislativo ao prefeito Helder Carvalho.