
No último dia 7 de setembro, o município de Sousa foi palco de uma importante ação de inclusão e desenvolvimento social. Em parceria com a Central Única das Favelas da Paraíba (CUFA/PB) e com articulação do secretário estadual Lindolfo Pires, a Prefeitura de Sousa promoveu dois cursos de capacitação voltados para mães de família residentes em bairros periféricos.
Ao todo, 57 donas de casa participaram das formações, que tiveram como foco o empreendedorismo, por meio da produção de doces e salgados — uma alternativa prática e acessível para geração de renda própria.
O presidente da CUFA/PB, Emerson, celebrou a iniciativa e destacou a expansão do trabalho da organização no interior do estado. “Agradecemos a você, Lindolfo, por abrir as portas do Sertão para a CUFA Paraíba, capacitando e gerando oportunidades para mães que já participaram de outros projetos, como a Taça das Favelas. Este é apenas o começo de um trabalho que vai alcançar outras regiões do Estado”, afirmou.
Lindolfo Pires, por sua vez, enfatizou que a atuação da CUFA vai além do esporte, contribuindo também com ações sociais e de geração de renda. “Assim como a Taça das Favelas, que esteve em Sousa, buscamos junto à CUFA levar às mães dos bairros periféricos a oportunidade de se qualificarem. Através do aprendizado na produção de salgados e doces, elas terão condições de garantir uma renda suficiente para sustentar suas famílias e fazer prosperar seus negócios”, destacou o secretário.
O evento aconteceu no auditório do Centro Histórico Cultural Professora Dodora e contou ainda com a participação da equipe do programa Fazer Negócio, da Prefeitura de Sousa. A equipe prestou orientações sobre linhas de crédito que poderão ser disponibilizadas às participantes, fortalecendo ainda mais o caminho rumo à independência financeira dessas mulheres.