
A audiência da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), movida pelo Partido Liberal (PL), contra a chapa eleita em 2024 em Sousa, foi suspensa na manhã desta terça-feira (15) por decisão do juiz eleitoral da 35ª Zona, José Normando Fernandes. O motivo foi um tumulto ocorrido durante a sessão, o que comprometeu o andamento dos trabalhos.
A ação judicial tem como alvos o prefeito Helder Carvalho e o vice-prefeito Zé Célio, eleitos no pleito municipal de 2024. A AIJE, protocolada pelo diretório municipal do PL, presidido por Victor Rabelo, aponta suposto uso indevido de recursos públicos por parte da gestão municipal durante o período pré-eleitoral.
De acordo com a denúncia, cerca de R$ 8 milhões teriam sido gastos de forma concentrada por diversas secretarias, o que, segundo os autores do processo, pode configurar abuso de poder político e econômico. A prática é vedada pela legislação eleitoral e, se confirmada, pode levar à cassação dos mandatos.
O juiz José Normando Fernandes decidiu suspender a oitiva de testemunhas após o registro de incidentes no local da audiência. Uma nova data será definida e comunicada às partes, conforme determinação do magistrado.
A Justiça Eleitoral reafirmou que o processo seguirá dentro dos trâmites legais e sem prejuízo ao direito de defesa das partes envolvidas.