
O governador da Paraíba, João Azevêdo, sancionou a Lei Nº 13.713, de 04 de junho de 2025, que denomina o Hospital da Mulher do Sertão, a ser construído no município de Sousa, com o nome de Maria de Fátima Pinto de Sá Pires. A proposta é de autoria do deputado estadual Tarcísio Jardim.
A unidade de saúde, que contará com recursos do governo federal, será referência no atendimento especializado à saúde da mulher na região do Sertão paraibano.
A homenagem a Maria de Fátima Pinto de Sá Pires reconhece sua trajetória marcada por forte atuação social, política e educacional. Mãe do atual secretário de Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba (Sejel), Lindolfo Pires, Maria de Fátima faleceu em fevereiro de 2024, aos 84 anos.
Ela era filha de André Avelino de Paiva Gadelha, o conhecido Zabilo Gadelha, que foi vice-governador do Estado e também prefeito do município de Sousa.
Na política, destacou-se como suplente de senadora do senador Ney Suassuna, em 1998. Além disso, atuou como professora da rede estadual e professora universitária, deixando um legado importante na educação paraibana. Durante quatro décadas, apresentou o tradicional Programa Progresso Mulher, na Rádio Progresso de Sousa, tornando-se uma voz influente na defesa dos direitos das mulheres sertanejas.
A nova unidade hospitalar, além de simbolizar um avanço na infraestrutura de saúde para a região, carrega o nome de uma mulher cuja vida foi dedicada ao serviço público, à educação e à promoção do bem-estar social.