Quinta, 25 de Junho de 2026
19°C 35°C
Sousa, PB
Publicidade

Durante coletiva, Prefeito de Aparecida anuncia reformulação administrativa e investimentos

A decisão de manter 75% dos auxiliares em seus cargos, ao mesmo tempo em que promove ajustes estratégicos, indica uma tentativa de equilibrar continuidade e inovação.

Por: Redação Fonte: Da Redação do Debate Paraíba
27/02/2025 às 11h31
Durante coletiva, Prefeito de Aparecida anuncia reformulação administrativa e investimentos
A decisão de manter 75% dos auxiliares em seus cargos, ao mesmo tempo em que promove ajustes estratégicos, indica uma tentativa de equilibrar continuidade e inovação. (Foto: Reprodução).

A recente coletiva de imprensa do prefeito de Aparecida, João Rabelo de Sá Neto (PSB), revelou uma ampla reformulação administrativa e um ambicioso pacote de investimentos para os próximos dois anos. A movimentação na equipe de governo e os recursos anunciados demonstram um compromisso com a modernização da gestão pública e o desenvolvimento do município.

A decisão de manter 75% dos auxiliares em seus cargos, ao mesmo tempo em que promove ajustes estratégicos, indica uma tentativa de equilibrar continuidade e inovação. O retorno de Laínha Queiroga à Secretaria de Educação e a nomeação do ex-prefeito Zé de Boi Velho para a Secretaria de Transportes reforçam a aposta na experiência administrativa. A inclusão de novos nomes, como Flávia de João Pereira na Assistência Social e Francisca Pires na Agricultura, também sugere uma tentativa de oxigenar a gestão com profissionais técnicos e de confiança.

Contudo, a reforma administrativa não se sustenta sem a execução eficiente dos investimentos prometidos. O pacote de R$ 100 milhões para áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura e habitação tem potencial para transformar a cidade. A construção de novas UBS, a ampliação da Policlínica e a valorização dos profissionais da educação são medidas bem-vistas, pois atendem demandas históricas da população.

No campo esportivo e cultural, os investimentos em iluminação de praças, ginásios e quadras poliesportivas demonstram uma preocupação com o lazer e a qualidade de vida dos cidadãos. No entanto, um desafio recorrente em pequenas cidades é garantir que essas obras saiam do papel e sejam mantidas adequadamente ao longo dos anos.

Na infraestrutura, a parceria com a CAGEPA para o esgotamento sanitário e os convênios para pavimentação asfáltica são avanços importantes. Contudo, projetos como a reforma do mercado central e a recuperação de estradas vicinais precisam ser monitorados para evitar atrasos e garantir qualidade na execução. O histórico de investimentos em infraestrutura no Brasil revela que muitos projetos são iniciados, mas poucos são concluídos dentro do cronograma e orçamento previstos.

O desafio da habitação também merece destaque. O déficit de 680 moradias e a promessa de construir 450 novas residências exigem um planejamento rigoroso. A parceria com o Governo Federal e a busca por recursos via PAC são estratégias positivas, mas apenas o tempo dirá se os projetos vão se concretizar.

João Neto reforçou, durante a coletiva, o empenho da gestão em buscar recursos fora do município. Esse é um ponto fundamental, pois cidades pequenas frequentemente dependem de verbas estaduais e federais para viabilizar grandes obras. A capacidade da administração de atrair investimentos e executar os projetos com eficiência será o verdadeiro termômetro do sucesso desta gestão.

Em resumo, a reformulação administrativa e o pacote de investimentos representam uma oportunidade de avanço para Aparecida. No entanto, como em toda gestão pública, o desafio maior é transformar planos e promessas em melhorias concretas para a população. O futuro dirá se a cidade está, de fato, em um novo patamar de desenvolvimento ou se estas medidas ficarão apenas no discurso.

Confira a relação de Secretários:

  • Secretária de Saúde: Valéria Rita
  • Chefe de Gabinete: Aparecida Ferreira
  • Secretário de Administração: Laércio Filho
  • Secretário de Finanças: Antonyone Pontes
  • Secretário de Cultura, Esporte e Turismo: Damião Norvino
  • Secretária de Educação: Laínha Queiroga
  • Secretária de Agricultura e Meio Ambiente: Francisca Andrade
  • Secretário de Obras e Infraestrutura: Marciel Batista
  • Procurador Jurídico: Jacinto Segundo
  • Secretária de Assistência Social: Flávia Oliveira
  • Secretário de Transporte: Ex-prefeito Zé de Boi Velho
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.