O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou, nesta sexta-feira (12), a nomeação do professor Camilo Allyson Simões de Farias como novo reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A decisão, publicada no Diário Oficial da União, também designa a professora Fernanda de Lourdes Almeida Leal para o cargo de vice-reitora. A posse da nova gestão está marcada para o dia 24 de fevereiro de 2025, com mandato de quatro anos.
A nomeação de Farias respeita a escolha da comunidade acadêmica, que, em consulta interna realizada no dia 3 de dezembro de 2024, elegeu a chapa composta por ele e por Fernanda Leal. A Chapa 3 obteve 61,32% dos votos válidos, superando a Chapa 1, formada pelos professores Antônio Fernandes Filho e Patrícia Hermínio Cunha Feitosa, que conquistou 38,68%.
Compromisso com a democracia e a comunidade acadêmica
Em suas redes sociais, o novo reitor expressou gratidão pelo apoio da comunidade acadêmica e ressaltou a importância da retomada da normalidade democrática na UFCG. “Agradecemos, mais uma vez, o apoio recebido. Juntos, começaremos a escrever uma outra página na nossa história institucional, que retoma a normalidade democrática, uma vez que o escolhido pela sua comunidade foi referendado pelo atual Presidente da República”, declarou Farias.
O professor também informou que iniciará, em breve, o processo de transição administrativa, com a solicitação formal ao atual gestor da universidade.
Trajetória acadêmica dos novos gestores
Natural de Marizópolis, no sertão paraibano, Camilo Farias possui doutorado em Engenharia pela Universidade de Ehime, no Japão, além de mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais e graduação em Engenharia Civil pela UFCG. Professor associado IV da instituição, tem experiência no ensino de graduação e pós-graduação, com ênfase em recursos hídricos e saneamento. Ao longo de sua trajetória acadêmica e administrativa, já ocupou cargos como vice-reitor e secretário de Planejamento e Orçamento da UFCG, além de atuar como líder em programas e grupos de pesquisa.
A vice-reitora Fernanda Leal é doutora em Ciências Sociais pela UFCG, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e graduada em Psicologia pela UEPB. Com forte atuação na área da Educação, ela exerce atualmente o segundo mandato como diretora do Centro de Humanidades (CH) da UFCG e tem experiência na coordenação de cursos de especialização e extensão. Além disso, participa ativamente de grupos de trabalho e fóruns voltados ao fortalecimento da educação no campo.
Novo ciclo para a UFCG
Com a oficialização da nomeação, a UFCG se prepara para um novo ciclo administrativo. A gestão de Camilo Farias e Fernanda Leal será marcada pela retomada da escolha democrática de seus dirigentes e pelo compromisso com o fortalecimento da universidade. O mandato da nova reitoria terá duração de quatro anos, com desafios e projetos voltados ao desenvolvimento acadêmico e institucional da UFCG.