Durante quatro dias, até sábado (18 a 21 de dezembro), o Centro Cultural Banco do Nordeste de Sousa abrirá suas portas para que o público conheça um pouco da história da Arte Moderna com foco nos vitrais. O espaço oferecerá oficinas, palestras, visitas guiadas e mostras de filmes, sempre a partir das 13h00.
“O Vitral dos Trópicos é um estilo de fazer vitral que surge no Brasil. Queremos estimular as pessoas a criar e a refletir sobre essa forma de arte, envolvendo a cidade de Sousa, seus artistas, arquitetos e artesãos. Esse despertar pode incrementar a economia municipal com o surgimento de novos criadores, interesse de vidraceiros e possibilidade de negócios da arte integrada à arquitetura”, defende Tactiana Braga, da B52 Cultural, coordenadora do Festival.
Para envolver todas as pessoas da cidade, foi montada uma grande programação que tem atrativo para todas as idades. As visitas guiadas acontecem de 18 a 21 de dezembro, das 13h00 às 20h,00, com duração aproximada de 40 minutos. O público PCD terá o suporte da Musicoterapeuta Fabrícia Jomasia e os surdos vão contar com a intérprete de libras, Jokarla Queiroz em horários especiais de acompanhamento. Informações no telefone 83 3521.3675.
Voltada para vidraceiros, artistas, artesãos e interessados em iniciar na arte a Oficina Criação e Prática do ‘Vitral dos Trópicos’, - por Vera Pires, Claudio Tavares e Tactiana Braga – durará quatro dias, de 18 a 21 de dezembro, das 17H00 às 20h00. Vai abordar desde a observação dos espaços e que partidos adotar para a criação de um vitral e o desenvolvimento de uma ideia: a escolha do material, a viabilidade do projeto, a criação, discussões sobre arte e humanismo, estudos de obras vitrais, concepção e desenhos e a criação de vitrais.
A Mostra de filmes "Arte Moderna e Vitrais" é uma seleção de curtas e médias metragens sobre arte, arquitetura, arte integrada à arquitetura no modernismo. Os filmes vão ampliar os olhares e estimular a percepção sobre o assunto, para ampliar os conhecimentos sobre o modernismo. Dia 18 de dezembro, às 15h00.
Já as Palestras ”Arte e Arquitetura Moderna”, por Roberto Ghione e “A Paraíba e o modernismo do Vitral dos Trópicos”, por Tactiana Braga acontecem no mesmo dia: 19 de dezembro, às 15h00.
Documentação patrimonial – Além das ações culturais, uma equipe de registros artísticos vai atuar para o levantamento de obra rara do acervo BNB, com estudos detalhados sobre a gênese de criação. Um vasto e rico levantamento de dados - fotografias, vídeos, croquis e estudo do material construtivo - será transformado em documentação patrimonial.
O Festival conta com a Lei de Incentivo Cultural – Lei Rouanet, produção da B52 Desenvolvimento Cultural, patrocínio da Atlas Schindler e do Banco do Nordeste do Brasil e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal do Brasil e produção local de Rafael Formiga.