O vídeo que registra de uma briga dentro do setor de licitação da Prefeitura Municipal de Uiraúna, protagonizada por um empresário do ramo artístico e um funcionário da gestão municipal, viralizou nas redes sociais.
Conforme informações, a confusão entre os brigões ocorreu na última quarta-feira (20), durante uma licitação, que tinha o valor superior a R$ 2,7 milhões de reais, para locação de estrutura para festas no município de Uiraúna, sertão paraibano.
No vídeo enviado ao Portal Debate Paraíba é possível perceber que a briga iniciou após o empresário João Pedro Teixeira Neto, conhecido por Pepê, representante da empresa Gopan, ter afirmado que prefeitura não tinha condições de arcar com as despesas propostas no certame. O empresário também acusou advogado Everton Daniel Araújo Sarmento, assessor jurídico da comissão permanente de licitação da prefeitura de Uiraúna, de favorecimento no certame em prol das empresas de Bervan e Adriano Som. Na sua fala, Pepê também disse que Everton Daniel teria favorecido uma empresa de Sousa durante licitação realizada na cidade de Aparecida.
Após as declarações, Everton e Pepê partiram para vias de fato. Enquanto os demais presentes a sala assistiam a briga. A empresária Andreza Ferreira Costa, esposa do Pepê, tentava com um golpe de chave de cadeado apartar os dois brigões caídos ao solo.
Após a confusão, o prosseguimento da licitação foi cancelada. O processo licitatório acontecia em um feriado nacional e de forma presencial e não eletrônico como é de praxe para esse tipo de certame.
Ainda sobre a briga, que não teve registro na polícia, a prefeitura de Uiraúna publicou uma nota de repúdio, conforme segue abaixo:
A Prefeitura Municipal de Uiraúna vem a público esclarecer que, na manhã desta quarta-feira, 20 de novembro de 2024, durante a realização de um processo licitatório na sede da Comissão Permanente de Licitação (CPL), o senhor João Pedro Teixeira Neto, representante da empresa Gopan, adotou uma postura lamentável e inadequada, desacatando os membros da administração municipal e frustrando o andamento regular da licitação.
Além disso, o senhor João Pedro Teixeira Neto, acompanhado de sua companheira Andreza Ferreira Costa, protagonizaram um episódio de agressão física contra um dos assessores da CPL, em ato que contraria os princípios de respeito e civilidade exigidos em ambientes institucionais.
Ambos chegaram juntos em um mesmo veículo, cada um representando uma empresa diferente, gerando uma frustração a ocorrência da licitação, caractizando crime previsto no art. 337-F do Código Penal.
Diante da gravidade do ocorrido, a administração municipal informa que adotará as medidas legais cabíveis para assegurar a integridade dos servidores públicos e a continuidade dos processos administrativos, sempre em respeito à transparência e à legalidade que regem os atos públicos.
Reiteramos nosso compromisso com a ordem e o bom funcionamento da administração pública, repudiando qualquer comportamento que comprometa o interesse público e o respeito mútuo.
Uiraúna, 20 de novembro de 2024.
Prefeitura Municipal de Uiraúna