Terça, 25 de Março de 2025
21°C 35°C
Sousa, PB
Publicidade

Justiça Eleitoral suspende divulgação de pesquisa do Instituto IMAPE no município de Diamante, após denúncia de fraude

De acordo ainda com informações, o Instituto IMAPE já coleciona diversas ações judiciais de impugnação de pesquisas eleitorais.

Por: Redação Fonte: Da Redação do Debate Paraíba
30/09/2024 às 10h19 Atualizada em 30/09/2024 às 10h27
Justiça Eleitoral suspende divulgação de pesquisa do Instituto IMAPE no município de Diamante, após denúncia de fraude
De acordo ainda com informações, o Instituto IMAPE já coleciona diversas ações judiciais de impugnação de pesquisas eleitorais (Foto: Reprodução)

A Justiça Eleitoral por meio da 42ª zona eleitoral determinou a suspensão da divulgação de uma pesquisa eleitoral para candidatos à Prefeitura do município de Diamante, no Vale do Piancó, por suspeita de fraude. A decisão é do dia 28 de setembro e está disponível no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). 

Conforme observou o Portal Debate Paraíba, no documento, a Justiça Eleitoral suspendeu a divulgação da pesquisa eleitoral realizada pelo IMAPE - INST. MAJORITARIO DE PESQUISAS E ESTATISTICAS por suspeita de fraude, em relação a ter tentado maquiar a pesquisa com aparente ilegalidade a fim de divulgar resultados tendenciosos e com baixo nível de confiabilidade, posto que os seus dados estão eivados de erros graves.

De acordo com o trecho da decisão proferida pelo Juiz Eleitoral da 42ª Zona – Itaporanga/PB, Dr. Osmar Caetano Xavier, narra o seguinte: "DEFIRO o pedido liminar para SUSPENDER a divulgação da pesquisa eleitoral inscrita sob nº PB-01043/2024 (alterada para a PB04586/2024) nos meios de comunicação e redes sociais, inclusive aplicativo de mensagem (Whatssap) e, caso tenha sido publicada, a sua RETIRADA DO AR, sob pena de incidência de multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), acrescida de multa de R$ 1.000,00 (mil reais), por dia de atraso, a ser aplicada em desfavor de cada um dos representados.

De acordo ainda com informações, o Instituto IMAPE já coleciona diversas ações judiciais de impugnação de pesquisas eleitorais, à exemplo da cidade de Pedras de Fogo, e existe um processo em andamento com a mesma situação na cidade de Tavares/PB.

O instituto recorreu a decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para que ocorresse a divulgação da pesquisa, porém o recurso foi negado e mantida a decisão do Juiz Eleitoral da 42ª Zona de Itaporanga.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.