O Secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, participou do segundo dia da reunião técnica para a criação da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim). O titular da SENAPPEN apresentou o trabalho realizado pelo órgão no enfrentamento as organizações criminosas.
Durante sua palestra, Garcia enfatizou o trabalho da secretaria para fortalecer a inteligência penitenciária em âmbito nacional e demonstrou como as informações coletadas podem contribuir com a segurança pública de modo geral. Destacou operações a Modo Avião e Mute que retiram celulares e combatem a comunicação ilícita de dentro dos presídios, o que impacta diretamente na redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs).
O Secretário Nacional também destacou a importância da integração entre as diversas instituiçõesenvolvidasno sistema de justiça criminal. "Estamos vivendo um momento único na nossa luta contra o crime organizado. A Renorcrim representa um avanço significativo, pois reúne delegados, promotores e especialistas em um esforço conjunto para enfrentar esses grupos de forma mais eficaz", afirmou Garcia.
O evento que começou na segunda-feira (02) reúne órgãos federais e estaduais, entidades ligadas ao Sistema de Justiça Criminal, representantes das Polícias Civis e dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos), dos Ministérios Públicos de todo o país.
A ideia é que ocorram periodicamente encontros técnicos, reuniões de alinhamento, operações integradas, capacitações e treinamentos, além de compartilhamento de boas práticas, aquisição de equipamentos e elaboração de protocolos de atuação. A Renorcrim é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Diretoria de Inteligência e Operações Integradas (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
_______
Ascom/Seap-PB com Divisão de Comunicação da SENAPPEN
Mín. 21° Máx. 35°