De acordo com um levantamento feito pelo Portal Debate Paraíba, no sistema Sagres do Tribunal de Contas da Paraíba, o município de São João do Rio do Peixe, sertão do estado, tem 1.013 servidores contratados por excepcional interesse público.
Em ano eleitoral e com pouco menos de 18 mil habitantes, a gestão do prefeito Luiz Claudino (PSB), ultrapassa o número de contratações mais do que os municípios de Cajazeiras, Sousa, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos índios e Bom Jesus.
Conforme o levantamento, somando os servidores, não atinge o número de contratados de São João do Rio do Peixe que possui 14 servidores a mais que os cinco municípios, que juntos chegam a 999 servidores.
Vale salientar que o Tribunal de Contas do Estado tem feito recomendações e reiterado os alertas no processo de acompanhamento da gestão, quanto às irregularidades constatadas nesse tipo de procedimento, que pode ser feito, mas em caso de “excepcionalidade”, visando atender a necessidade do Serviço Público.
A resolução do tribunal prevê que o número de contratados nessa modalidade não pode ultrapassar 30%, em relação ao número de servidores efetivos, contratados por meio de concurso público.
Mín. 21° Máx. 35°