O prefeito de Sousa, Fabio Tyrone Braga de Oliveira (PSB), foi absolvido na ação penal movida pelo Ministério Público Federal. Na sentença prolatada nesta quarta-feira (17), pelo magistrado André Vieira de Lima, da 8ª Vara Federal de Sousa, também foram absolvidos da acusam desvio de recursos públicos o médico Gilberto Gomes Sarmento (Gilbertão), além do oftalmologista Patrício Eduardo Abrantes Sarmento e Luciana Lemos Abrantes Sarmento.
Na denúncia ajuizada pelo MPF, os investigados foram acusados de terem desviado recursos públicos do SUS, em benefício da empresa Clinor Clínica de Oftalmologia e Otorrinolaringologia LTDA ME, no município de Sousa, durante a primeira gestão do prefeito Tyrone.
Na ação penal, o órgão acusador sustentou a tese que a clínica de oftalmologia de propriedade de Patrício Abrantes, sobrinho do então Secretário de Saúde de Sousa, na época, Gilberto Gomes Sarmento, teria recebido pagamento ambulatorial em duplicidade por consultas e procedimentos realizados.
Já na sua decisão, o Juiz Federal André Vieira de Lima julgou pela improcedência da denúncia devido a falta de provas concretas da materialização do crime argumentado, atestando inclusive que a possibilidade de pagamento em duplicidade por meio de repetições de números de Autorização de Procedimento Ambulatorial (APAC) ficou descartada pelo próprio Ministério da Saúde.
Clique aqui para ver o documento "SENTENÇA CRIMINAL - CLINOR - FÁBIO - GILBERTO (1).pdf"