A manifestação foi formulada de forma presencial na sala de atendimento ao cidadão do Ministério Público Federal de Sousa (MPF) contra a gestão do prefeito Marcelo Vale (PSB) trata-se de supostas irregularidades no cadastramento de beneficiários do Bolsa Família no Município de Nazarezinho.
Segundo os relatos da denúncia (Manifestação nº 20240037816), a gestão municipal, em razão da disputa eleitoral está, em tese, cadastrando no programa Bolsa Família, apenas as pessoas que votam no grupo de situação liderado pelo atual prefeito e excluindo e cancelando aquelas pessoas que eventualmente votarão na oposição.
Ainda segundo os relatos da denúncia, o prefeito Marcelo Valia estria supostamente pressionando a população, que necessita do referido benefício assistencial, a votar nele e nos candidatos a vereadores do seu partido político.
No documento também é solicitado que o MPF faça uma ampla investigação para averiguar possível esquema no cadastramento de pessoas solteiras que não preenchem os requisitos para recebimento do benefício e sugere ao representante ministerial a requisição da lista atualizada dos beneficiários do Programa contendo os nomes dos que foram excluídos/cancelados, bem como dos novos contemplados no último ano. Outrossim, também foi sugerido o Município forneça a lista de pessoas solteiras que foram contempladas no último ano.