Sexta, 11 de Setembro de 2026
22°C 35°C
Sousa, PB
Publicidade

No sertão: Empresários sousenses resgatam cultivo do algodão e exportam o ‘ouro branco’ para Europa

Os empresários disseram ainda que, pretendem implantar uma cooperativa na região.

Por: Redação Fonte: Da Redação do Debate Paraíba
08/12/2020 às 18h17 Atualizada em 09/12/2020 às 19h10
No sertão: Empresários sousenses resgatam cultivo do algodão e exportam o ‘ouro branco’ para Europa
Os empresários disseram ainda que, pretendem implantar uma cooperativa na região. (Foto: Reprodução).

Resgatando a cultura do cultivo do algodão no sertão da Paraíba, os jovens empresários sousenses Victor de Oliveira Abrantes, Tony Sarmento Oliveira Abrantes e João Kildery de Oliveira Abrantes, investem na produção do ‘ouro branco’ aquecendo a economia e gerando emprego e renta na área da agricultura local. 

Em contato com a reportagem do Portal Debate Paraíba, o jovem empresário Victor de Oliveira, contou que o cultivo do algodão é a volta de um grande influenciador na economia dos anos 70/80 e que agora também, trata-se de um resgate de uma cultura dos avós dos empresários.

Os empresários disseram ainda que, pretendem implantar uma cooperativa na região. Victor revelou que o plantio é totalmente de algodão orgânico, sem nenhum tipo de agrotóxicos, e que toda produção teve acompanhamento e orientação necessária da Emater. 

“Para o futuro, pretendemos instalar uma cooperativa na região, gerando centenas de emprego e renta, oriundas do cultivo do algodão, resgatando uma cultura dos nossos avós”, revelou Victor. 

A exportação

O técnico da Emater local, Manoel Messias Dias de Araújo, que fez o acompanhamento de toda produção dos empresários sousenses, contou a reportagem do Debate Paraíba que o algodão produzido no sertão paraibano, serão exportados para outros países. De acordo com Manoel Messias, existe um programa chamado "Algodão da Paraíba”, e que algodão é utilizado para a produção de tecidos para pessoas com problemas de saúde e principalmente pacientes com doenças alérgicas, além de ser exportado para a Europa e todo resto do mundo.  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.