O Governo Federal, através do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Governo Federal, autorizou o pagamento do benefício do Garantia-Safra aos agricultores de 69 municípios paraibano que aderiram na safra 2021/2022. Conforme portaria publica, SAF/MAPA nº 294, na edição desta quarta-feira (18) do Diário Oficial da União o pagamento será feito em parcela única.
De acordo com o documento, os pagamentos serão realizados a partir desse mês de janeiro de 2023, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamento de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.
Na Paraíba, agricultores de 69 município localizados na área do semiárido estão aptos a receber o benefício. Em Sousa, 1.045 agricultores estão aptos a receberem o benefício. Na região, além de Sousa, apenas os agricultores do município de Lastro estão na relação dos beneficiários.
O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de Municípios sistematicamente sujeitos a perda severa de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.
Municípios com perda decretada no Garantia Safra 2021/2022;