Quarta, 17 de Julho de 2024
33°

Tempo limpo

Sousa, PB

Cultura VEJA A PROGRAMAÇÃO!

Mostra Banco do Nordeste de Cinema começa nesta terça-feira (27), em Sousa

O evento começa amanhã e se estende até o dia 30 de setembro.

26/09/2022 às 12h52 Atualizada em 27/09/2022 às 12h33
Por: Redação Fonte: Da Redação do Debate Paraíba
Compartilhe:
A VI Mostra Banco do Nordeste do Cinema Paraibano começa amanhã e se estende até o dia 30 de setembro (Foto: Divulgação/CCBNB Sousa)
A VI Mostra Banco do Nordeste do Cinema Paraibano começa amanhã e se estende até o dia 30 de setembro (Foto: Divulgação/CCBNB Sousa)

Começa, nesta terça-feira (27) e segue até o dia 30 de setembro, a 6ª edição da Mostra Banco do Nordeste do Cinema Paraibano, realizada pelo Centro Cultural Banco do Nordeste Sousa. 

Nesta edição, o filme ‘Sonhos De Leandro’ produzido pela GDV Produções e Acauã Produções Culturais, foi o grande escolhido para abrir a edição da mostra. Com direção de J. França e depoimentos de nomes como o dramaturgo Bráulio Tavares e dos poetas Geraldo Alves, Klévisson Viana e Daudeth Bandeira, o curta sertanejo traz também ilustrações de Jô Oliveira e Josafá de Orós.

O filme versa sobre a vida e obra do paraibano criador do cordel brasileiro, Leandro Gomes de Barros, desde seu nascimento na fazenda Melancias, sua passagem por Teixeira, chegando até Recife-PE além de abordar as influências literárias, a genialidade, o empreendedorismo e a sua forma ímpar de criação na literatura que veio influenciar nomes como Ariano Suassuna na criação de sua obra mais conhecida, O Auto da Compadecida.

Na sexta edição, com produção e curadoria de Sérgio Silveira (Ensilveirado Cine), o evento traz como tema “O cinema que vem da literatura”. Todos os filmes são inspirados em trajetórias (de escritores e poetas) e em obras literárias (poemas, contos e romances).

Também compõe a programação a Oficina de Formação em audiovisual "Fazendo Filmes Curtíssimos", ministrada pelo diretor Marcelo Quixaba voltada para estudantes da rede pública, a palestra "Literatura e cinema: afinidades e diferenças", ministrada pela professora Dra. Sandra Luna (Universidade Federal da Paraíba) além do “Sarau Feminino Sertão” que será apresentado por Alhandra Campos, Hortência Fernandes, Veruza Guedes e Vitória Sanz.

Confira os filmes:

  • SONHOS DE LEANDRO. Direção de J. França
  • O POETA DO PAJEÚ. Direção de Jean Philippe e Deleon Souto
  • NAMORO DE SIMPATIA. Direção de Fabi Melo
  • CAMARADAS. Direção de Carlos Mosca
  • O LOBISOMEM DA PARAÍBA. Direção de Sílvio Toledo
  • NO OCO DO TEMPO. Direção de Antônio Fargoni
  • A POEIRA DOS PEQUENOS SEGREDOS. Direção de Bertrand Lira
  • O MEIO DO MUNDO. Direção de Marcus Vilar.
  • A CANGA. Direção de Marcus Vilar

Programação Gratuita

Toda a programação da Mostra Banco do Nordeste do Cinema Paraibano é Gratuita e acontecerá no teatro multifuncional do CCBNB Sousa, com 158 lugares. As informações sobre a mostra estão disponíveis no site do Banco do Nordeste e nas redes sociais da produtora Ensilveirado Cine e do CCBNB Sousa.

Leia também: Leonardo e André Gadelha recebem Efraim para grande evento na 'Cidade do Sorriso'

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.