Segunda, 29 de Junho de 2026
16°C 34°C
Sousa, PB
Publicidade

Paraíba soma mais de 30 casos suspeitos de varíola dos macacos; confira os sintomas

O secretário-executivo de Gestão da rede de Unidades de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra confirmou a informação.

Por: Redação Fonte: Paraíba Online
15/08/2022 às 12h41 Atualizada em 17/08/2022 às 13h16
Paraíba soma mais de 30 casos suspeitos de varíola dos macacos; confira os sintomas
Jhony Bezerra (Foto: Paraíba Online)

Com os 36 casos suspeitos de varíola dos macacos investigados no estado da Paraíba, o secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, falou como podemos nos prevenir contra a monkeypox.

Bezerra informou, em entrevista a uma emissora de rádio, que um caso foi confirmado na capital paraibana.

“Atualmente, são 36 casos notificados. Desses 36 casos, quatro foram descartados e um caso confirmado, que é uma jovem residente em João Pessoa, mas que passou as férias em Natal. Provavelmente, adquiriu o vírus no Rio Grande do Norte. São 31 casos que seguem em investigação e aguardam o resultado dos exames confirmatórios”, disse.

A doença é transmitida, principalmente, pelo contato direto ou indireto com sangue, fluídos corporais e lesões corporais.

Jhony fez algumas recomendações para evitar a infecção pela varíola dos macacos.

“Como prevenção, recomendamos evitar o contato pele a pele. O uso da máscara é um mecanismo de proteção porque pode haver transmissão por gotículas, a higienização das mãos com álcool 70 e com sabão neutro. Se viajar e for para a um hotel, tente levar toalhas e lençóis, pois pode haver transmissão por roupas de banho e cama contaminadas”, disse.

Os principais sintomas da doença são febre acima de 38ºC, bolhas na pele, dor de cabeça, dor nas costas, fraqueza muscular e aparecimento de gânglios (caroços no corpo).

Leia também: Vídeo: Acidente entre carro e moto deixa mototaxista ferido no município de Sousa

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.