Segunda, 03 de Agosto de 2020 12:25
83 9-9601-8376
Cidades PROCEDIMENTOS

Docentes de Medicina Veterinária do IFPB Campus de Sousa participam de projeto de castração gratuita de animais

Segundo a Secretaria de Saúde de Sousa, “os animais submetidos à intervenção cirúrgica receberam todos os cuidados inerentes ao pré, trans e pós-operatório.

01/08/2020 10h54 Atualizada há 15 horas
Por: Redação Fonte: Leonardo Alves, Da Redação do Debate Paraíba
Docentes de Medicina Veterinária do IFPB Campus de Sousa participam de projeto de castração. (Foto: Ilustrativa).
Docentes de Medicina Veterinária do IFPB Campus de Sousa participam de projeto de castração. (Foto: Ilustrativa).

Na última quarta-feira (29), parte do corpo docente de Medicina Veterinária do IFPB Campus Sousa participou do Projeto de Castração dos Animais do Canil Municipal de Sousa, fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Veterinário Adílio Santos Azevedo (HV-ASA), do IFPB Campus Sousa. O Castramóvel, a unidade itinerante de saúde onde estão sendo realizados os procedimentos, contou com insumos e materiais médico-hospitalares cedidos pelo Hospital Veterinário Adílio Santos Azevedo e com o trabalho dos professores do Departamento de Medicina Veterinária Dra. Sheila Knupp, Dra. Thais Feitosa e Dr. Vinícius Longo, além da participação dos médicos veterinários Dr. Jânio Virginio, ex-aluno do Campus Sousa, e da Dra. Kelly Gurgel.

A parceria entre o IFPB e a Secretaria Municipal de Saúde teve início no ano passado, quando a Prefeitura de Sousa entrou em contato com o Departamento de Medicina Veterinária para conversar sobre a possibilidade de contar com o apoio dos seus profissionais no projeto municipal de castração de animais. A partir daí, docentes do Departamento prestaram consultorias acerca dos materiais que foram comprados pela Secretaria Municipal de Saúde, incluindo medicamentos, instrumentação cirúrgica e aparelho de anestesia para a realização das cirurgias.

De acordo com o professor Vinícius Vilela, um dos participantes do projeto, “enquanto instituição, nós fomos ao Castramóvel no dia 29, contribuímos, e ficaremos indo conforme formos convidados, diante das atuais possibilidades. Apenas na quarta feira, nós castramos nove cães, que já eram vacinados contra raiva e já tinham exames negativos de leishmaniose, então eram animais que estavam saudáveis e aptos a serem operados. Por enquanto, a ideia é castrar todos os 120 animais do canil. Quando terminar de castrar os animais do canil, o Castramóvel seguirá para os bairros de Sousa”, explicou.

Segundo a Secretaria de Saúde de Sousa, “os animais submetidos à intervenção cirúrgica receberam todos os cuidados inerentes ao pré, trans e pós-operatório. Os animais castrados receberam identificação na orelha e serão monitorados e acomodados em baias específicas para uma recuperação segura”. Após o período de recuperação dos animais, a Prefeitura pretende lançar campanhas de adoção para encontrar um novo lar para os animais e reduzir a ocupação do canil municipal.

Essa iniciativa reforça que o Departamento de Medicina Veterinária do IFPB Campus Sousa segue desempenhando ações de Saúde Única, uma abordagem que contempla a saúde humana, animal e ambiental de forma integrada, durante a pandemia da Covid-19. A parceria com a Secretaria de Saúde de Sousa é apenas mais um exemplo da atuação do IFPB como uma referência regional em Ensino, Pesquisa e Extensão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sousa - PB
Atualizado às 12h20 - Fonte: Climatempo
31°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 33°

30° Sensação
23.5 km/h Vento
35.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Quarta (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias