Sexta, 31 de Julho de 2026
19°C 35°C
Sousa, PB
Publicidade

Município de São Domingos tem o pior IDEB da região de Pombal

Segundo a avaliação do IDEB de 2017, as escolas de São Domingos chegaram ao índice no ensino fundamental.

Por: Redação Fonte: Da Redação do Debate Paraíba
31/07/2020 às 18h30 Atualizada em 02/08/2020 às 10h11
Município de São Domingos tem o pior IDEB da região de Pombal
Município de São Domingos tem o pior IDEB da região de Pombal. (Reprodução).

O município de São de Domingos, no Sertão paraibano, tem o pior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da 13ª Região de Educação do Estado da Paraíba, no ensino fundamental na rede municipal. De acordo com a avaliação nacional, realizada pelo Governo Federal, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, os anos iniciais (1º ao 5º ano) e os finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental das escolas do Município não atingiram as metas estabelecidas.

Segundo a avaliação do IDEB de 2017, as escolas de São Domingos chegaram ao índice 4.4 no ensino fundamental 1, que vai do primeiro ao quinto ano, ficando longe da meta projetada, de 4,9. Já no ensino fundamental 2, que vai do sexto ao nono ano, o índice foi de 3,9 quando a meta projetada pelo Governo Federal foi 4.0. Clique aqui e veja as notas.

Sendo assim, ensino fundamental 1, que compreende do primeiro ao quinto ano, e no ensino fundamental 2, rede municipal apresentou o pior índice de rendimento escolar dos municípios que fazem parte 13ª Regional de ensino, que fica localizada na região geoadministrativa do Município de Pombal. Em relação à avaliação de 2015, no geral, o índice baixou 0,6 pontos.

O desafio para 2019 

Meta do IDEB projeta para o ensino fundamental 1 e 2, para as escolas do Município de São Domingos são, respectivamente, 5.1 (fundamental 1) e 4.2 (ensino Fundamental 2).

O que é o IDEB

O IDEB é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, uma espécie de nota. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho no Saeb/Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.

O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0. Assim, para que o IDEB de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.