Terça, 11 de Agosto de 2020 00:34
83 9-9601-8376
Política ENTENDA!

Exclusivo: Sousa poderá ter chapa única para prefeito nas eleições deste ano

Processo no STF pode levar a cidade a ter uma candidatura única no pleito deste ano.

01/07/2020 18h49 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: Da Redação do Debate Paraíba
Processo no STF pode levar a cidade a ter uma candidatura única no pleito deste ano. (Foto: Reprodução).
Processo no STF pode levar a cidade a ter uma candidatura única no pleito deste ano. (Foto: Reprodução).

Exclusivo - Após a mini reforma eleitoral de 2009, o registro de candidaturas nas eleições sofreu algumas alterações. A principal delas, é que os candidatos que possam ter pendências judiciais, que possam levar ao impedimento da homologação da chapa até a diplomação tem que renunciar a candidatura 20 dias antes da data do pleito.

Foi assim com a candidatura de Carlos Antônio em Cajazeiras em 2012, que para não ter a chapa cassada, renunciou 20 dias antes, abrindo para sua esposa Denise Araújo concorrer.

Em 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou com o pedido de registro de sua candidatura no TSE, mesmo estando preso em Curitiba, e tendo como seu vice Fernando Haddad. Lula também teve que renunciar 20 dias antes, fazendo com que Haddad assumisse a cabeça, abrindo espaço para Manuela Davilla formar dupla como vice.

Em Sousa, o atual Prefeito Fábio Tyrone (Cidadania) tem um último recurso para ser julgado no Supremo Tribunal Federal (STF), que deve impedir que ele possa se candidatar por 3 anos, inclusive com o afastamento do mandato.

Fábio Tyrone tem dito a amigos próximos que não desiste da candidatura. Caso ele peça o registro, ele tem até dia 26 de outubro para renunciar a sua candidatura e efetuar a substituição. Caso não faça isso, e o STF decrete o trânsito em julgado do processo das cores nesse período, apenas uma única chapa disputaria a eleição em 15 de novembro, já que após 26 de outubro é vedado a substituição de nomes na disputa exceto em caso de morte de um dos candidatos.

Bastaria a oposição ter 50% mais 1 dos votos válidos que se sagraria vencedora.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sousa - PB
Atualizado às 00h14 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 32°

23° Sensação
15.2 km/h Vento
56.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (12/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Quinta (13/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias