Terça, 29 de Setembro de 2020 23:03
83 9-9601-8376
Cidades INVERNO

Chuva no Sertão

Chuvas caídas no sertão, faz açudes encherem e traz boas expectativas para a safra agrícola.

05/05/2020 21h26 Atualizada há 5 meses
Por: Daneil Elias
Chuvas continuam no sertão da Paraíba. (Foto: Reprodução da internet)
Chuvas continuam no sertão da Paraíba. (Foto: Reprodução da internet)

Depois de longos anos de estiagem em nosso semiárido nordestino e mais especificamente no sertão parece que teremos melhores anos daqui para frente. Estudiosos do clima avaliam que nos próximos anos o nosso período chuvoso será regular com chuvas dentro ou até um pouco acima da média.

A prova disso foi às chuvas caídas este ano desde 01 de janeiro, quando aquela chuva de passagem de ano parecia nos alertar que coisas boas viriam.

Cidades do sertão da Paraíba registram altos índices de pluviosidade, açudes cheios, outros sangrando e no que tudo indica teremos uma boa safra agrícola na agricultura de subsistência primordial na manutenção da agricultura familiar.  

Exemplo desta boa chuvada no nosso sertão é o Município de Marizópolis localizado no semiárido, com uma media pluviométrica entre 600 a 800 mm anuais, este ano até hoje dia 05 de maio já chegou aos 999,3 mm. O açude de São Gonçalo localizado em mais de 60% dentro do território marizopolense atingiu sua capacidade máxima nos meados do mês de março e continua sangrando.

Todos esses acontecimentos só  alegram os sertanejos fortes que todos os anos esperam pela chuva para que o ano seja cheio de fartura.

Daniel Elias

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Daniel Elias
Sobre Daniel Elias
Técnico Agrícola com especialização em Agropecuária e formação Superior de Tecnólogo em Agroecologia. Atuando também na área da comunicação jornalistica tendo atuado por várias emissoras de Rádio do Sertão.
Sousa - PB
Atualizado às 22h45 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 38°

28° Sensação
16.1 km/h Vento
56.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Quinta (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias