Depois de longos anos de estiagem em nosso semiárido nordestino e mais especificamente no sertão parece que teremos melhores anos daqui para frente. Estudiosos do clima avaliam que nos próximos anos o nosso período chuvoso será regular com chuvas dentro ou até um pouco acima da média.
A prova disso foi às chuvas caídas este ano desde 01 de janeiro, quando aquela chuva de passagem de ano parecia nos alertar que coisas boas viriam.
Cidades do sertão da Paraíba registram altos índices de pluviosidade, açudes cheios, outros sangrando e no que tudo indica teremos uma boa safra agrícola na agricultura de subsistência primordial na manutenção da agricultura familiar.
Exemplo desta boa chuvada no nosso sertão é o Município de Marizópolis localizado no semiárido, com uma media pluviométrica entre 600 a 800 mm anuais, este ano até hoje dia 05 de maio já chegou aos 999,3 mm. O açude de São Gonçalo localizado em mais de 60% dentro do território marizopolense atingiu sua capacidade máxima nos meados do mês de março e continua sangrando.
Todos esses acontecimentos só alegram os sertanejos fortes que todos os anos esperam pela chuva para que o ano seja cheio de fartura.
Daniel Elias
Mín. 22° Máx. 37°