O idealizador do Festival de Cinema do Vale dos Dinossauros – FESTISSAURO, Leonardo Alves, falou sobre o evento, que ocorrerá de hoje (11) até domingo (14), no Cinema Municipal de Sousa. Leonardo falou sobre a expectativa do festival, sobre a inclusão que ele proporcionará para pessoas deficientes e sobre o homenageado do evento, Robson Marques.
Leonardo falou sobre os principais eventos que compõem a programação do V Festissauro, que terá exibições de filmes em mostras nacionais, estaduais e sertanejas.
“Ao todo serão 43 filmes exibidos durante quatro dias de evento. São filmes para toda a família e a entrada é gratuita. O Cinema Municipal adotará todas as medidas de segurança para receber o público, com uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social”, afirmou.
Um grande diferencial do V Festissauro é que pessoas com deficiência auditiva e/ou visual terão a oportunidade de acompanhar os filmes.
“Quem vem para o festival poderá acompanhar filmes que atendam à pessoas surdas, assim como filmes em audiodescrição – para aquelas pessoas com problemas de visão. Além disso, nós teremos filmes que incluirão linguagem de surdos. Nós resolvemos não fazer uma sessão reservada para eles pois entendemos que desta forma não há inclusão. Então, resolvemos ter uma sessão para cegos e surdos, mas também para pessoas que não são deficientes. Desta forma, acreditamos que a inclusão acontecerá de fato. É só ir no site do evento (festisauro.com.br), que você verá toda a programação para esse público”, pontuou.
Leonardo também falou sobre o grande homenageado do festival: Robson Marques. Uma figura que faz parte da história e cultura sousense, mas que faleceu em 2020.
“Robson foi um personagem de um filme meu, chamado de ‘O Velho do Rio’, de 2008. Nesta edição teremos uma exposição sobre ele – feito pelo professor Allan – em que mostra todas as obras dele. Robson pintava e desenhava. Nós vamos expor essas suas obras no evento. Ainda teremos a apresentação de um livro sobre ele, chamado ‘O Oco do Mundo’”, afirmou.
Por fim, Leonardo Alves ressaltou a importância que Robson tem para a cultura e história de Sousa.
“Robson é uma figura que tem um papel histórico-cultural muito grande para Sousa. Ele também tem uma importância para o cinema, literatura, artes plásticas, cultura popular, memórias de Sousa... Ele tramitava nessas áreas. Nós temos uma campanha para que ele seja transformado em patrimônio imaterial da cultura paraibana e sousense”, ressaltou.
O V Festissauro ocorrerá entre os dias 11 e 14 de novembro, no Cinema Municipal de Sousa, ao lado do Banco do Brasil. Confira a programação completa em festisauro.com.br.
DIA 11, QUINTA-FEIRA
19H – ABERTURA DA EXPOSIÇÃO DE ARTE
19h20 – CERIMONIAL DE ABERTURA
19h30 – MOSTRAS COMPETITIVAS EXIBIÇÃO DE FILMES
21h20 – TROCA DE IDEIAS COM OS REALIZADORES
Leia também: Festival de Cinema do Vale dos Dinossauros divulga programação