Segunda, 18 de Outubro de 2021
26°

Poucas nuvens

Sousa - PB

Agropecuária CONFIRA!

Galego do Peixe fala sobre fake news da “larva do olho do peixe” e esclarece o que deve ser feito

Segundo Galego, a larva do olho do peixe não apresenta problema para quem consome, mas alguns cuidados preventivos devem ser feitos.

11/10/2021 às 13h11 Atualizada em 13/10/2021 às 11h05
Por: Redação Fonte: Da Redação do Debate Paraíba
Compartilhe:
Presidente da Colônia de Pescadores Z-23, de São Gonçalo, Jeronimo Arlindo da Silva, mais conhecido como Galego do Peixe (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Presidente da Colônia de Pescadores Z-23, de São Gonçalo, Jeronimo Arlindo da Silva, mais conhecido como Galego do Peixe (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O Presidente da Colônia de Pescadores Z-23, de São Gonçalo, Jeronimo Arlindo da Silva, esclareceu sobre recentes fake news espalhadas na região sobre “a larva do olho do peixe”. Galego do Peixe afirma que os moradores não podem ser prejudicados com desinformação.

Segundo ele, o peixe que tem larva no olho não oferece nenhum mal para quem o consome, mas que aconselha que ao peixe ser consumido, mesmo não trazendo nenhum problema ao ser humano, deve-se identificar o verme no olho e fazer o acondicionamento do mesmo em gelo.

Galego do Peixe também falou que a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SMDA), com apoio da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (ADAGRI), realizou uma audiência pública com os pescadores e comerciantes de Brejo do Santo/CE afim de esclarecer o tema.

E no evento, Antônio Albuquerque (Gerente de Inspeção e Fiscalização da Pesca e Aquicultura da ADAGRI), explicou que a larva no olho do peixe é uma doença que têm-se notícia desde o século passado e atinge animais do mundo inteiro.

“Acontece que em 2019 surgiu uma fake news vinculando esse verme no olho à doença de Haff, o que não tem nada a ver e já foi desmentido pelo Ministério da Saúde”, afirma.

Hoje, o Ceará notificou nove casos da síndrome de Haff, porém, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA), nenhum dos casos foi percebido na região do Cariri. Mesmo sem ter relação com a “doença da urina preta”, a recomendação é de que evite-se o consumo de peixes com qualquer tipo de larva.

Ainda, Albuquerque afirmou que a ADAGRI monitora o aparecimento de larvas em peixes no Ceará para esclarecer os fatos.

“A partir dessa fake news que surgiu de novo, as pessoas filmam aquele verme no olho que é comum, não faz mal ao ser humano, vincula a doenças. Então, a ADAGRI está fazendo coletas e vai identificar a espécie para poder descaracterizar oficialmente”, disse.

Por fim, sobre os pescadores ligados à Z-23, em São Gonçalo, Galego do Peixe ressaltou que é preciso os profissionais ficarem atentos a qualquer anomalia encontrada no pescado para que faça o acondicionamento em gelo. Depois, deve-se encaminhar o peixe para o setor competente de pesquisa.

Leia também: Bebê de quatro meses morre no bairro Mutirão em Sousa; Polícia Civil deu início as investigações do caso

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sousa - PB Atualizado às 00h27 - Fonte: ClimaTempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 36°

Ter 35°C 22°C
Qua 36°C 22°C
Qui 37°C 22°C
Sex 36°C 23°C
Sáb 36°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes