E-mail

contato@debateparaiba.com.br

WhatsApp

83 9-9601-8376

Anuncie aqui
PANDEMIA

Secretaria de Saúde de Marizópolis emite nota, esclarece sobre casos suspeitos da Covid-19 e faz cobranças ao HRS

Secretário de saúde do município de Marizópolis esclarece sobre casos suspeitos do coronavírus.

25/03/2020 09h14Atualizado há 6 dias
Por: Redação
Fonte: Leonardo Alves, Da Redação do Debate Paraíba
Secretário esclarece sobre coronavírus em Marizópolis. (Foto: Reprodução).
Secretário esclarece sobre coronavírus em Marizópolis. (Foto: Reprodução).

O Secretaria de Saúde do Município de Marizópolis-PB, Rodrigo Melo, emitiu nota de esclarecimento sobre os casos suspeitos da COVID-19, notificados pelo Hospital Regional de Sousa (HRS) e divulgados durante Coletiva pela Secretária de Saúde do Município de Sousa, Amanda Silveira.

De acordo com a nota, divulgada nesta terça-feira (24), os pacientes suspeitos são dois homens: O primeiro de 48 anos, falecido no dia 14/03/2020, no Hospital Regional, com complicações cardíacas e respiratórias. Seguindo Rodrigo, este caso foi comunicado a Secretária Municipal de Saúde de Marizópolis que solicitou o exame de identificação da causa da morte. 

Já o segundo caso, trata-se de um paciente de 66 anos de idade, com histórico de tuberculose e que no momento do atendimento não fez as devidas informações ao acolhimento do referido hospital. “Ele está sendo monitorado pela nossa equipe”, disse Rodrigo. 

O secretário também garantiu que os dois pacientes, com residências fixas na cidade, não se ausentaram da região nos últimos 90 dias. Ou seja, não tinha históricos de viagens para outras regiões.

Leia também: Três municípios da Região de Sousa tem 4 casos suspeitos da Covid-19

Em contato com e reportagem do Portal Debate Paraíba, Rodrigo Melo também se queixou do atraso da informação repassada pelo setor e Epidemiologia Hospital Regional de Sousa em relação ao paciente de 66 anos. “Eu só soube do segundo caso quando ouvi o pronunciamento da Secretária de Saúde de Sousa. Eu liguei para Amanda e questionei sobre o segundo caso. Foi quando a Secretária me informou que havia recebido o boletim do setor de epidemiologia do HRS. Depois eu liguei para o hospital e eles me repassaram o boletim informativo”. Desabafou o Secretário. 

Diante disso, de acordo com o secretário, a coordenação de Vigilância Epidemiológica Marizópolis cobrou oficialmente da Direção do HRS que o fluxograma com os casos suspeitos da COVID-19 seja feito da maneira correta conforme preconiza e orienta a Secretaria Estadual de Saúde - SES/PB, onde os casos suspeitos e confirmados têm que ser comunicados imediatamente ao ente Municipal de Saúde.

Rodrigo Melo também enfatizou que toda a medida administrativa e sanitárias vêm sendo tomadas pelo prefeito José Lins Braga, uma vez que em relação aos demais Municípios da nossa região, Marizópolis é um dos mais vulneráveis por ser cortada pela BR-230. Logo, vale salientar a importância do isolamento social, finalizou.

Clique aqui e leia a nota:

Ouça!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Sousa - PB
Atualizado às 00h21
25°
Muitas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 23°
25°

Sensação

8.9 km/h

Vento

81.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Blog do Alyf Santos
Blogs e colunas
agencia WA
Últimas notícias
Paraíba de Prêmios
Mais lidas
Matriz lanches
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias