Quarta, 01 de Julho de 2026
20°C 34°C
Sousa, PB
Publicidade

Bolsonaro diz que culpa pelo valor da gasolina também é do “9 dedos”

Mais cedo, em conversa com apoiadores, Bolsonaro culpou os governadores pela alta no preço do combustível

Por: Redação Fonte: Metrópoles
31/08/2021 às 16h42
Bolsonaro diz que culpa pelo valor da gasolina também é do “9 dedos”
Segundo o Presidente, a culpa pelo aumento do combustível também é de Lula (Foto: Divulgação)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, na manhã desta terça-feira (31/8), que a culpa do valor da gasolina estar com valores altos é do “9 dedos”, referindo-se ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A declaração do mandatário ocorreu durante a inauguração do Complexo de Captação e Tratamento de Água de Uberlândia, em Minas Gerais.

“Hoje conversei com o novo presidente da Petrobras, general Silva e Luna, que fez um trabalho excepcional em Itaipu Binacional. Ele falou que dívida está praticamente paga, mas custou caro pra vocês. O preço hoje tá alto também em função disso, também em função de que um dos últimos presidentes, o 9 dedos, entregou uma refinaria nossa ao governo boliviano. Mais do que entregou: foi combinado antes”, disse o mandatário.

O general Silva e Luna está à frente da estatal há quase cinco meses. Ele substituiu o economista Roberto Castello Branco – que, segundo Bolsonaro, ganhava R$ 200 mil para ficar de home office. Com isso, o chefe do Executivo atribuía as medidas contra a Covid-19 tomadas por Castello Branco à produtividade da Petrobras.

“Quando se fala no preço da gasolina, que está alto na ponta da bomba, sempre tenho explicado onde entra cada imposto federal e estadual, entre outros. Vale lembrar que somente 3 refinarias não construídas, duas no Nordeste e uma no Sudeste, bem como outras sucatas compradas, onde não destilaram um só barril de petróleo, uma no Japão e outro nos Estados Unidos, deixaram pra vocês, povo brasileiro, uma dívida de R$ 230 bilhões”, continuou Bolsonaro na fala na solenidade.

O chefe do Executivo alega que o governo federal não tem culpa do valor do combustível, já que o utensílio é barato na refinaria e caro na bomba, em decorrência do valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é um tributo estadual, regulado por governadores.

“Eu repito: o problema é o ICMS. Vi dois governadores agora que dizem que estou mentindo, porque o ICMS é 32% e não mudou nada. Não mudou, mas a Constituição manda botar um valor fixo. Eu tenho um valor fixo para os impostos federais, que não foram reajustados desde janeiro de 2019”, destacou.

O presidente defendeu a fixação do valor do ICMS e tornou a atacar governadores. “Tem dois governadores, que não vou falar o nome deles, que estão mentindo, falando que eu estou mentindo. Eles que estão mentindo. Um aqui do Centro-Oeste. Mas ele não fala que o 32% é em cima do valor total da bomba e tinha que ser em cima do preço da refinaria”, frisou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.