Domingo, 26 de Setembro de 2021
27°

Poucas nuvens

Sousa - PB

Política MAIS UMA...

MPF investigará liberação de agrotóxicos no governo Bolsonaro

Procuradoria da República no DF abriu um inquérito civil público. Desde 2019, Ministério da Agricultura autorizou 1.137 novos agrotóxicos

04/08/2021 às 10h57
Por: Redação Fonte: Metrópoles
Compartilhe:
Bolsonaro e Tereza Cristina, Ministra da Agricultura (Foto: Metrópoles)
Bolsonaro e Tereza Cristina, Ministra da Agricultura (Foto: Metrópoles)

O Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito civil público (ACP) para apurar e tomar providências sobre o aumento da quantidade de agrotóxicos liberada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) desde 2019, início do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A investigação será realizada pela Procuradoria da República no Distrito Federal (PRDF). Também serão apuradas as implicações na saúde, segurança alimentar e no meio ambiente.

Dados do Ministério da Agricultura analisados pelo Metrópoles mostram que, em 2020, o governo federal liberou 493 agrotóxicos. Trata-se do maior número para um ano de toda a série histórica disponibilizada pela pasta, iniciada em 2000. Em 2019, o governo já havia batido recorde ao registrar 474 novos pesticidas e substâncias para a agricultura.

De janeiro a maio deste ano, o Mapa publicou a aprovação de 170 agrotóxicos. Isso significa que 1.137 novos compostos químicos tiveram o uso autorizado no país somente no governo Bolsonaro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.