Domingo, 26 de Setembro de 2021
27°

Poucas nuvens

Sousa - PB

Educação EDUCAÇÃO

IFPB prorroga inscrições de processos seletivos para cursos técnicos e superiores

Foram prorrogadas até o dia 29 de julho, as inscrições para os Cursos Técnicos Subsequentes e até o dia 30 de julho para os cursos superiores

22/07/2021 às 12h35 Atualizada em 23/07/2021 às 13h26
Por: Redação Fonte: ASCOM
Compartilhe:
Foram prorrogadas até o dia 29 de julho, as inscrições para os Cursos Técnicos Subsequentes e até o dia 30 de julho para os cursos superiores (Foto: Redes Sociais)
Foram prorrogadas até o dia 29 de julho, as inscrições para os Cursos Técnicos Subsequentes e até o dia 30 de julho para os cursos superiores (Foto: Redes Sociais)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) prorrogou as inscrições dos Processos Seletivos de Cursos Técnicos (PSCT) e Superiores (PSCS). Foram prorrogadas até o dia 29 de julho, as inscrições para os Cursos Técnicos Subsequentes e até o dia 30 de julho para os cursos superiores.

Para os Cursos Técnicos, se você concluiu o ensino médio e quer fazer um curso profissionalizante gratuito, o IFPB está ofertando 1.240 vagas distribuídos em 18 campi. O candidato não precisa fazer prova de seleção, pois todo o processo será por meio da análise do desempenho escolar em Língua Portuguesa e Matemática.  As inscrições podem ser feitas exclusivamente mediante o preenchimento do formulário eletrônico no Portal do Estudante do IFPB. 

Para conhecer melhor as opções, o candidato pode acessar o Catálogo de Cursos do Instituto Federal. Nele o estudante encontrará vídeos informativos sobre a estrutura física do curso, o perfil e onde pode atuar no mercado de trabalho.

As vagas para o Processo Seletivo de Cursos Técnicos - PSCT 2021.2 contemplam os campi de Areia, Cabedelo, Cabedelo Centro, Cajazeiras, Campina Grande, Esperança, Itabaiana, João Pessoa, Mangabeira, Monteiro, Patos, Pedras de Fogo, Picuí, Princesa Isabel, Santa Luzia, Soledade , Sousa  e Sumé, este último como polo EaD do campus Cabedelo Centro com o curso de Técnico em Guia de Turismo, que também será ofertado em Areia .

Já para o Processo Seletivo de Cursos Superiores (PSCS 2021.2), são 1.590 vagas distribuídas por dez campi. As inscrições são realizadas exclusivamente no endereço eletrônico estudante.ifpb.edu.br. O Processo de Seleção de Cursos Superiores do IFPB permite que o candidato escolha uma das notas das edições do Enem de 2017,2018,2019 ou 2020. Essa ampliação da utilização das notas do Enem é uma iniciativa que visa dar oportunidades aqueles que por algum motivo não puderam fazer o último Enem.

 Uma informação importante é que, no ato da inscrição, o candidato não precisará escolher a sua maior nota das últimas edições, pois o próprio sistema de tecnologia do IFPB em parceria com o INEP identifica automaticamente a nota com melhor desempenho pelo CPF do candidato e insere no sistema pra análise. 

As vagas do PSCS 2021.2 estão distribuídas pelos campi Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Sousa. No momento da inscrição, o candidato poderá indicar até 02 (duas) opções de cursos na ordem de sua preferência entre as mais de 40 opções disponíveis. O Instituto reserva 50% das vagas para ações afirmativas do Sistema de Cotas.

O candidato que prestou provas em mais de uma das edições do ENEM elencadas (2020,2019, 2018, 2017) terá validada como opção de concorrência a Edição do ENEM em que obteve o melhor desempenho. O resultado final do processo está previsto para 17 de agosto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.