Segunda, 20 de Setembro de 2021
31°

Poucas nuvens

Sousa - PB

Agricultura AGRICULTURA

Deputado Jutay Meneses participa do V Festival do Milho e ressalta a importância de o consumidor comprar produtos que venham da agricultura familiar

Segundo o deputado, além de comprar um produto de qualidade, o preço torna-se mais acessível do que os produtos dos demais comerciantes

22/06/2021 às 19h25 Atualizada em 25/06/2021 às 11h50
Por: Redação Fonte: Da Redação do Debate Paraíba
Compartilhe:
Deputado Jutay Meneses visitando o 5º Festival do Milho da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), nesta terça-feira (22) (Foto: Redes Sociais)
Deputado Jutay Meneses visitando o 5º Festival do Milho da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), nesta terça-feira (22) (Foto: Redes Sociais)

O deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) participou da abertura do 5º Festival do Milho da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), nesta terça-feira (22). O deputado aproveitou a oportunidade para incentivar a população a adquirir o milho, utilizado na preparação de comidas típicas do São João, com produtores membros da agricultura familiar.

“Comprar o milho para assar, cozinhar, preparar canjica, pamonha, bolo de milho e tantas outras receitas à base desse produto que é a marca da culinária junina é assegurar o sustento das famílias que vivem da agricultura familiar em nossa cidade e ter, antes de tudo, a garantia de produtos de qualidade em nossa mesa, livres de agrotóxicos e com um sabor puro do alimento”, destacou Jutay.

O deputado conversou com agricultores no evento e ressaltou que além da garantia de qualidade do produto, o valor também é um importante fator para aquisição do produto. Segundo ele, o valor tende a ser mais acessível quando a compra é feita com o agricultor.

“Inevitavelmente, quando compramos do agricultor temos um preço mais acessível que os demais comerciantes do produto. Então, é se organizar, procurar a feira da agricultura familiar mais próxima e garantir preço justo, qualidade no produto e valorizar o trabalho dos que dedicam a vida ao plantar e colher em nossa região”, pontou.

Leia também: Gerente de restaurante popular tem grande quantia em dinheiro roubada próximo ao Batalhão da Polícia Militar em Patos

O V Festival do Milho trouxe uma nova estrutura, se atentando aos protocolos de prevenção à Covid-19. Para isso, proporcionou o espaço maior para os produtores, artesãos e consumidores. De acordo com organizadores do evento, mais de 74 mil espigas de milho foram comercializadas apenas no primeiro dia.

Os agricultores estiveram animados com a retomada do evento, já que no ano passado não pode ser realizado. Uma das vendedoras é Dona Maria Odete da Silva, que não é de João Pessoa. Boas expectativas foram o principal lema dela.

“Eu trouxe noventa mãos de milho só pra hoje, isso dá mais de quatro mil espigas, e tenho certeza que até meio dia vou ter vendido tudo. O melhor aqui é que tá tudo no precinho familiar, da família Cecaf. Tem milho de qualidade pra todo mundo e ninguém fica sem”, explicou.

Ainda sobre o evento, ele conta com atrações cullturais todos os dias, por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e foi preparado um cenário especial, simulando uma cidade cenográfica, onde os consumidores podem aproveitar para fazer fotos.

“Estamos realizando o Festival do Milho de uma maneira que nunca foi realizado. Os agricultores e artesãos perceberam esse nosso cuidado e estão muito felizes. Poder conferir o retorno, a alegria desses trabalhadores, é muito gratificante. E esse trabalho de diálogo, mais sensível, está sendo uma marca da Sedurb na gestão atual”, explicou Ubaldo Pequeno, secretário – executivo da pasta.

O evento se iniciou nesta terça-feira (22), mas segue até quinta-feira (24):

Quarta-feira (23) – 7h às 17h –  Apresentações culturais a partir das 9h – Quadrilha Junina Só Risos, o Trio Fuá, Forró Fikado e o cantor Ramon Schnayder

Quinta-feira (24) – 5h às 12h – Apresentações culturais a partir das 9h –  Boi de Rei Estrela do Norte e o Trio Xoteando.

Leia também: Sousense acusado de assaltos e tentativa de homicídio é preso com armas e drogas pela Polícia Militar em Itaporanga

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.