Quarta, 04 de Agosto de 2021 12:03
83 9-9305-2845
Paraíba PROPOSITURA

Jutay propõe audiência na AL para debater violência contra o idoso

A propositura é de autoria do deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) e a audiência será realizada no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

26/05/2021 09h42
Por: Redação Fonte: Nonato Guedes
A propositura é de autoria do deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) e a audiência será realizada no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Minorias. (Foto: Reprodução).
A propositura é de autoria do deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) e a audiência será realizada no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Minorias. (Foto: Reprodução).

A Assembleia Legislativa da Paraíba vai realizar no dia 15 de junho uma audiência pública alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Além de debater o aumento dos casos de violência contra a população com mais de 60 anos, também será tratada a inclusão digital, em paralelo com políticas públicas para que o referido segmento tenha acesso à tecnologia. A propositura é de autoria do deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) e a audiência será realizada no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

Dados do Disque 100, plataforma do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, revelam que número de denúncias de violência e maus tratos contra os idosos cresceu 59% no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. Entre março e junho de 2020, foram 25.533 denúncias e, no mesmo período de 2019, foram 16.039. Jutay destaca que além da violência física e psicológica os idosos se depararam com um grande problema na pandemia: a falta de afinidade e acesso a tecnologias, fazendo com que não tivessem espaço em serviços e até no contato com outras pessoas. “Precisamos debater esse problema da inclusão digital dos idosos. Ela é fundamental e a pandemia nos mostrou que estamos atrasados em relação a esse aspecto”, acentuou.

O deputado citou o estudo “Idosos no Brasil: Vivências, Desafios e Expectativas na Terceira Idade”, que apontou que 72% da população idosa nunca utilizaram um aplicativo e 62% nunca fizeram uso de redes sociais. De acordo com Jutay Meneses, a pandemia da covid-19 acabou por evidenciar esses números. “A reinserção dessas pessoas no mundo pós-pandemia, que precisa ser formatado em conjunto por toda a sociedade, começa pela inserção de muitos no mundo digital. O simples manuseio de um terminal de caixa eletrônico, por mais corriqueiro que pareça, pode ser uma tarefa difícil para aqueles que têm pouco, ou nenhum, contato com um computador”. Jutay lembrou que só a capital da Paraíba, João Pessoa, conta com 74.507 pessoas com mais de 70 anos, número que corresponde a 10,3% da população pessoense. “É mais do que necessário buscarmos a inclusão digital dessa população idosa, não só em João Pessoa mas em todo o Estado. Vale ressaltar que promover a inclusão é cuidar de quem sempre cuidou de nós”, lembrou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sousa - PB
Atualizado às 11h50 - Fonte: Climatempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 35°

31° Sensação
18.5 km/h Vento
34.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Sexta (06/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens