Quinta, 02 de Julho de 2026
19°C 35°C
Sousa, PB
Publicidade

“Distritão é o sistema que assegura todas as prerrogativas de um sistema aberto, pluralista e democrático”, defende Marcondes Gadelha

Na Câmara dos Deputados, foi instalada, em 4 de maio de 2021, a comissão que vai analisar a PEC 125/11, chamada de PEC da reforma política.

Por: Redação Fonte: Da Assessoria
26/05/2021 às 09h26 Atualizada em 26/05/2021 às 18h50
“Distritão é o sistema que assegura todas as prerrogativas de um sistema aberto, pluralista e democrático”, defende Marcondes Gadelha
Na Câmara dos Deputados, foi instalada, em 4 de maio de 2021, a comissão que vai analisar a PEC 125/11, chamada de PEC da reforma política. (Foto: Reprodução).

Com o olhar atento de quem atua na política há mais de 50 anos, o atual presidente nacional do Partido Social Cristão, Marcondes Gadelha, é um dos líderes da campanha “Meu voto, Minha Escolha”, que pretende pressionar o Congresso Nacional a aprovar o sistema de voto único, majoritário e intransferível para cargos legislativos.

Na Câmara dos Deputados, foi instalada, em 4 de maio de 2021, a comissão que vai analisar a PEC 125/11, chamada de PEC da reforma política. O PSC está representado no colegiado pelo deputado Glaustin da Fokus e pelo líder da bancada, Aluisio Mendes, que colocaram o tema do distritão na pauta da comissão.

Em abril deste ano, o diretório nacional da legenda, juntamente com toda bancada federal, composta por 11 deputados e 1 senador, lançou um manifesto em defesa do novo formato de eleições, no qual vence quem tem mais votos, independentemente de cálculos proporcionais.

Nesta entrevista, Gadelha, que também é médico e escritor, esclarece os principais pontos sobre o distritão e explica porque o PSC defende esse sistema.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.